Durante o primeiro semestre letivo, os alunos do Período de Permanência Integral do Colégio Nossa Senhora das Dores entraram em contato com a natureza por meio de um projeto diferente proposto pela Professora Karla Bomtempo: plantação de girassóis.
Em um momento de dominação tecnológica como o atual, a distância das crianças em relação à natureza afeta de forma direta não só a conscientização sobre a preservação, como também seu desenvolvimento humano e social. Sendo assim, a ideia de cultivar plantas no ambiente escolar é de grande valia, visando uma aproximação afetuosa entre meio ambiente e aluno.
Para tanto, as crianças estão trabalhando com a natureza desde o início do ano através do projeto Horta Escolar. Como uma extensão dessa ideia, elas plantaram pequenas sementes de girassol, entraram em contato direto com a terra e a água e puderam, algum tempo depois, observar o girassol já germinado, o que lhes despertou maior entusiasmo. Além disso, elas também produziram um mural decorado com girassóis de papel crepom, fitas e demais materiais.
“Essa proximidade e afetividade com a natureza é um momento de descontração em um espaço prazeroso onde podemos despertar a construção do conhecimento”; afirma a importância da atividade, a Professora Karla.
[M.E./P.K.B.]