Durante a Ditadura Militar brasileira, o país sofreu com a perda de diversos direitos e liberdades individuais, em especial a de expressão. De maneira análoga, Brasil atual possui diversas questões que limitam e impedem a concretização da autonomia de se expressar da sociedade. Os principais desafios que corroboram para esse cenário são a falta de senso crítico e o constante conflito de ideias do povo.
Primeiramente, sabe-se que é comum a aproximação da liberdade de expressão com o discurso de ódio disseminado por muitas pessoas. Essa situação ocorre devido à falta de senso crítico da população, a qual ofende outras pessoas, dizendo-se estar no direito do poder da expressividade. É possível analisar que tal caso contradiz o imperativo categórico de Kant, que acredita ser necessário agir de maneira correta, como um exemplo. Logo, vê-se que para seguir o ideal de Kant, é preciso senso crítico da sociedade para distinguir liberdade de expressão e discurso de ódio.
Ademais, o constante conflito entre ideais distintas faz com que ocorra certo limite à liberdade de expressão. Isso acontece ao discurso coeso de determinada pessoa, que inibe a presença de outra ideia. Novamente, pode-se dizer que tal situação foge à citação de Voltaire “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei seu direito de dizê-lo”, já que a conjuntura moderna dificulta ou veda a manifestação de algumas pessoas. Destarte, vê-se que a divergência entre diferentes ideias limita a expressividade de parte da população.
Portanto, é de responsabilidade do Governo, especificamente do órgão educacional do Brasil (MEC), tomar medidas. A priori, de acordo com Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”, sendo assim, aulas devem ser implementadas na grade escolar. Tais aulas devem ser de filosofia, história e ética, as quais serão didáticas e de ampla participação dos alunos. Tudo isso deve ocorrer objetivando o desenvolvimento de senso crítico para que o ideal de Kant seja seguido e a liberdade de expressão não se assemelhe ao discurso de ódio.
Aluna: Silvia Rosa Prieto Urzêdo
Turma: 3ª série
Professora: Priscila Toneli