“Desafios de se garantir as liberdades individuais no Brasil”

22 de agosto de 2019 - 10:03:44. Última atualização: 3 de setembro de 2019 - 11:03:40

Durante a Ditadura Militar brasileira, o país sofreu com a perda de diversos direitos e liberdades individuais, em especial a de expressão. De maneira análoga,  Brasil atual possui diversas questões que limitam e impedem a concretização da autonomia de se expressar da sociedade. Os principais desafios que corroboram para esse cenário são a falta de senso crítico e o constante conflito de ideias do povo.

Primeiramente, sabe-se que é comum a aproximação da liberdade de expressão com o discurso de ódio disseminado por muitas pessoas. Essa situação ocorre devido à falta de senso crítico da população, a qual ofende outras pessoas, dizendo-se estar no direito do poder da expressividade. É possível analisar que tal caso contradiz o imperativo categórico de Kant, que acredita ser necessário agir de maneira correta, como um exemplo. Logo, vê-se que para seguir o ideal de Kant, é preciso senso crítico da sociedade para distinguir liberdade de expressão e discurso de ódio.

Ademais, o constante conflito entre ideais distintas faz com que ocorra certo limite à liberdade de expressão. Isso acontece ao discurso coeso de determinada pessoa, que inibe a presença de outra ideia. Novamente, pode-se dizer que tal situação foge à citação de Voltaire “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei seu direito de dizê-lo”, já que a conjuntura moderna dificulta ou veda a manifestação de algumas pessoas. Destarte, vê-se que a divergência entre diferentes ideias limita a expressividade de parte da população.

Portanto, é de responsabilidade do Governo, especificamente do órgão educacional do Brasil (MEC), tomar medidas. A priori, de acordo com Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”, sendo assim, aulas devem ser implementadas na grade escolar. Tais aulas devem ser de filosofia, história e ética, as quais serão didáticas e de ampla participação dos alunos. Tudo isso deve ocorrer objetivando o desenvolvimento de senso crítico para que o ideal de Kant seja seguido e a liberdade de expressão não se assemelhe ao discurso de ódio.

Aluna: Silvia Rosa Prieto Urzêdo

Turma: 3ª série

Professora: Priscila Toneli

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia