– Quem sabe me dizer qual a capital do Mato Grosso do Sul?
– É Campo Grande, professora.
– E o nome da corrente marítima que passa pela costa brasileira?
– Corrente do Brasil!
Essa era a conversa que, por muito tempo, os professores de Geografia tinham com seus alunos em sala de aula. Mas a decoreba está com os dias contados. O desafio atual é convencer pais e alunos da importância da disciplina para entender a realidade. Seja do próprio bairro, seja de lugares mais distantes. Afinal, a Geografia estuda o espaço e a maneira como nós interagimos e modificamos o mesmo.
Por ser uma ciência interdisciplinar, qualquer assunto referente ao nosso planeta, em qualquer escala, pode ser trabalhado dentro de uma perspectiva geográfica. Vários temas são importantes para as aulas, como por exemplo: o que é paisagem e quais elementos a compõem; o que são meio físico e cultural; como lidar com cartografia e interpretação de mapas; a questão ambiental; as cidades e suas funções; o meio rural, seus cultivos e sua modernização; a globalização e a formação de mercados regionais.
O mais interessante, no entanto, é a possibilidade do aluno compartilhar o que observa em seu dia a dia, o que viu na TV, o que pesquisou na internet, o que os pais comentaram em casa. “Só assim ele vai criar também um senso crítico de sua realidade, o que hoje é um dos fundamentos da disciplina”, conta o professor Robson Paulino da Silva.
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Fonte: Educar para crescer – Por Manoela Meyer