Relembrando Irmã Loreto

29 de maio de 2018 - 19:50:00. Última atualização: 23 de julho de 2019 - 11:03:51

Relembrando um pouco da rica história de vida de Irmã Maria de Loreto Gebrim (Rute Gebrim).

Nasceu em Formosa/Go aos 11 de fevereiro de 1918. Seu nome civil é Rute Gebrim. Com seis anos iniciou seus estudos no Colégio São José, das Irmãs Dominicanas em Formosa e, também, começou o estudo de piano. Terminou o Curso de Magistério em 1935.

Estimulada por D. Alano de Nodai, Bispo Dominicano, com a idade de dez anos, incrementou o estudo de Música: piano e composições musicais. Estudou Teoria Musical e Solfejo com Antônio Branco, Diretor da Banda de Formosa. Estudou Árabe durante dois anos.

Desde criança, sentiu vocação religiosa. No dia 07 de fevereiro de 1936, com 18 anos foi para Uberaba/MG, entrando para o convento das Irmãs Dominicanas. No convento adotou o nome de Irmã Maria de Loreto. Lecionou Português e Matemática no Curso Primário e Canto no Curso que corresponde hoje, ao Colegial.

Fez o Postulantado em Uberaba em 1936 e o Noviciado em 1937 e 1938, em Monteils na França. Voltando ao Brasil fez o Curso de Geografia e História na Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, de 1939 a 1942, também cursou Teologia com Dom Marcos Barbosa.

Nesta época, fez aulas de Acordeom com Luiz Gonzaga em 1941 e Curso de Enfermagem neste mesmo ano, na Cruz Vermelha. Exerceu o cargo de Enfermeira por dois meses, no Hospital de Torres/SP em 1943. Lecionou na Faculdade de Filosofia (FISTA) fundada em 1949 a 1952.

Retornou à França para cursar Doutorado em Geomorfologia na Universidade de Sorbonne, de 1952 a 1956. Neste mesmo ano, defendeu sua tese. Ao retornar ao Brasil, lecionou na FISTA de 1956 a 1964. Neste ano defendeu na PUC/Rio de Janeiro, tese de Doutorado.

Na FISTA lecionou Geografia, Física, Cartografia, Geologia, Mineralogia e Paleontologia. Deu aulas também na Faculdade de Economia de Uberaba/MG. Ali, lecionou Geografia Econômica durante sete anos.

Na Faculdade Araguari/MG, aulas de Geografia Física e Cartografia durante 12 anos; na Faculdade de Ituiutaba/MG, aulas de Filosofia, Geografia e Agronomia durante 10 anos. Na Faculdade de Ciências e Letras de Araxá/MG, aulas de Geografia Geral e Geografia Física durante vários anos. Finalmente, foi Professora de Geografia Física, Geologia, Pedologia e Aerofotografia na UNIUBE Uberaba/MG durante 23 anos (1979-2002).

Durante sua estadia na França e no decorrer de seus anos de Magistério, colecionou juntamente com seus alunos, um rico acervo de Minerais, Rochas, Fósseis e curiosidades que estão em exposição permanente no Museu da Capela Nossa Senhora das Dores em Uberaba/MG.

Após seus fecundos 97 anos de existência e quase 77 anos de vida religiosa na Congregação das Irmãs Dominicanas de Monteils, Irmã Loreto faleceu aos 25 de junho de 2015 em Uberaba/MG. Na Missa de corpo-presente, Irmã Glycia fez um relato do itinerário de sua vida: “… Tinha um dom especial para Música. Fez muitas composições musicais. Até a semana passada, na Betânia, estava compondo um hino, a pedido das Irmãs Dominicanas. Irmã Loreto também foi Catequista quando morou na Comunidade das Gameleiras em Uberaba. Muitas vezes, ministrou cursos para as noviças e proferiu palestras em algumas de nossas Comunidades. Irmã Loreto foi brilhante em tudo que realizou. Foi também brilhante como Religiosa: levou a sério sua consagração a Deus, na Ordem Dominicana. Foi exemplo de uma vida espiritual profunda, de uma entrega sem limites aos que dela necessitavam…”

Fonte: Informativo É Bom Saber

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia