Os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais
participaram de atividade na Capela CNSD durante as aulas de Redação, sob a
orientação da Professora Nilva Aparecida Minaré Félix.
“As alunas
daquela época aprendiam latim, francês e outras línguas (sinceramente, eu
gostaria de aprender latim). Elas usavam um uniforme diferente do que é usado
hoje em dia, era uma blusa grande de abotoar, uma saia que bate no joelho e uma
gravata (eu adoraria usar esse uniforme)” – Isabella Santos Duarte, 5º ano “A”.
daquela época aprendiam latim, francês e outras línguas (sinceramente, eu
gostaria de aprender latim). Elas usavam um uniforme diferente do que é usado
hoje em dia, era uma blusa grande de abotoar, uma saia que bate no joelho e uma
gravata (eu adoraria usar esse uniforme)” – Isabella Santos Duarte, 5º ano “A”.
“O passeio
ao Museu da Capela não foi o que eu esperava, foi mais do que eu esperava. Para
começar, uma das coisas que eu mais gostei lá foi a concha natural, que era
usada para o batismo. […] O abridor de cartas é um objeto que eu nunca tinha
visto nem ouvido falar. A calculadora era enorme e bem estranha. O ferro de
passar roupa à brasa já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto pessoalmente.
A chave da Capela é bem grande e tinha uma corrente. […] Da parte das pedras,
a que eu achei mais bonita foi o quartzo hialino. Tinha também diamante,
esmeralda. Em Geografia, nós estávamos estudando sobre os sambaquis, que tinham
lá também. O mapa asiático feito de papel maché deu uma visão bem realista” – Mateus Silva Morais, 5º ano “A”.
ao Museu da Capela não foi o que eu esperava, foi mais do que eu esperava. Para
começar, uma das coisas que eu mais gostei lá foi a concha natural, que era
usada para o batismo. […] O abridor de cartas é um objeto que eu nunca tinha
visto nem ouvido falar. A calculadora era enorme e bem estranha. O ferro de
passar roupa à brasa já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto pessoalmente.
A chave da Capela é bem grande e tinha uma corrente. […] Da parte das pedras,
a que eu achei mais bonita foi o quartzo hialino. Tinha também diamante,
esmeralda. Em Geografia, nós estávamos estudando sobre os sambaquis, que tinham
lá também. O mapa asiático feito de papel maché deu uma visão bem realista” – Mateus Silva Morais, 5º ano “A”.
“Chegamos à
Capela. Era enorme, linda, cheia de belos azulejos. […] A primeira sala era
cheia de símbolos religiosos, vasos e prêmios que as irmãs adquiriram. A
segunda tinha animais empalhados, quadros antigos e alguns objetos relacionados
à Matemática. A terceira também tinha símbolos religiosos, mas o que me
impressionou mesmo foi ver os cadernos das alunas: mapas impecáveis desenhados
à mão. Na quarta sala estavam várias máquinas antigas, […], como calculadoras
e escritoras, bem diferentes das atuais máquinas modernas. […] Depois fomos
para as pedras. Para ir lá, teríamos que passar pela torre, mas não iríamos
subi-la, e todos olhavam para cima, admirados. Também haviam peças de madeira e
mais mapas. No final, perguntei para alguns colegas suas partes favoritas do
passeio, e, pelo visto, a maioria preferiu os animais empalhados e as pedras” –
Pedro Veloso de Oliveira, 5º ano “A”.
Capela. Era enorme, linda, cheia de belos azulejos. […] A primeira sala era
cheia de símbolos religiosos, vasos e prêmios que as irmãs adquiriram. A
segunda tinha animais empalhados, quadros antigos e alguns objetos relacionados
à Matemática. A terceira também tinha símbolos religiosos, mas o que me
impressionou mesmo foi ver os cadernos das alunas: mapas impecáveis desenhados
à mão. Na quarta sala estavam várias máquinas antigas, […], como calculadoras
e escritoras, bem diferentes das atuais máquinas modernas. […] Depois fomos
para as pedras. Para ir lá, teríamos que passar pela torre, mas não iríamos
subi-la, e todos olhavam para cima, admirados. Também haviam peças de madeira e
mais mapas. No final, perguntei para alguns colegas suas partes favoritas do
passeio, e, pelo visto, a maioria preferiu os animais empalhados e as pedras” –
Pedro Veloso de Oliveira, 5º ano “A”.
Quer saber mais sobre esta atividade? Acesse o site CNSD.