Entre os dias 10 a 15 de setembro de 2024, o Colégio Nossa Senhora das Dores, em Uberaba – MG, com o apoio da Direção e Pastoral Escolar, realizou a sua tradicional semana em louvor a Nossa Senhora das Dores, reforçando a importância da fé e da educação. Com uma história que começou lá no século XIX, a escola continua unindo espiritualidade e compromisso com a formação de seus alunos, colaboradores e famílias.
Durante esses dias, a comunidade escolar, incluindo estudantes, colaboradores e as Irmãs Dominicanas, se reuniu para refletir sobre as sete dores de Maria, em momentos de oração e agradecimentos. Os encontros, que também lembraram o Ano da Simplicidade, o mês da Bíblia e o Setembro Amarelo, foram marcados pela fraternidade e pela busca de uma convivência mais gentil.
Educadores anastasianos-dominicanos, como Júlio César, Irmã Merlande, op, Amanda, Lígia, Eliana Prata, Ir. Cleonice, op, Euripa, Rosângela, Débora, Wanderson e muitos outros, motivados pela Oração a Nossa Senhora das Dores – texto escrito por Irmã Maria Helena, op – participaram ativamente dos momentos de reflexão.
Além de relembrar a importância da imagem de Nossa Senhora das Dores, encontrada pelas Irmãs Dominicanas na antiga Santa Casa de Misericórdia, em 1885, eles valorizaram o compromisso com os princípios da escola, baseados na educação integral que vai além do aprendizado acadêmico, promovendo também o crescimento humano e espiritual. Ao final, ficou claro que a devoção a Nossa Senhora das Dores segue firme como inspiração para a escola. As comemorações ajudaram a renovar o sentimento de pertencimento e a fortalecer o compromisso com um futuro mais solidário e cheio de esperança.
[Wanderson Raposa Ferreira, Coordenador da Pastoral Escolar]