O Colégio Nossa Senhora das Dores marcou presença no 1º Seminário do Transtorno do Espectro Autista em Uberaba que aconteceu no dia 04 de maio de 2024, entre 08h e 18h, no CENACON (Hotel Dan Inn). O evento foi organizado pelo Avivar Instituto e pela Arena João Menezes. Os palestrantes foram Marcos Petry, João Menezes, Michelli Sabatini, Fernando Calil e Fabricio Vieira, que trouxeram perspectivas variadas e ricas sobre o tema.
Representando o CNSD no evento, estiveram presentes a Vice-diretora Ízula Pedroso, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 3º ano) Eliana Prata, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais (4º e 5º ano) Kátia Cristina, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 8º ano) Glauce Dutra, o Coordenador Pedagógico do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio Julio Guedes, a Coordenadora Pedagógica do Período de Permanência Integral Euripa Alcântara, Coordenadora Pedagógica do Ensino Técnico Catia Helena Brant, as orientadoras educacionais Paula Leal de Paula, Tamires Novaes e Ana Carolina Junqueira, e as professoras Karla Bomtempo, Luciana Duarte e Raphaela Almeida.
Sobre a presença do CNSD no Seminário, a vice-diretora Ízula conta que “nos proporcionou uma experiência única, muito enriquecedora além de emocionante. Através das falas e vivências dos palestrantes, sentimos a importância do papel fundamental da família, da escola e de toda equipe multidisciplinar no cotidiano da inclusão. O palestrante principal Marcos Petry nos presenteou com uma visão única as potencialidades de um autista e o apoio necessário para vencer os limites. Nessa jornada de compartilhamentos, vivemos experiências ímpares que nos auxiliam em nossa própria transformação como educadores, professores, pais e seres humanos.”
A orientadora educacional Ana Carolina também comenta que “a participação no 1º Seminário do Espectro Autista nos possibilitou refletir mais sobre a inclusão escolar para que consigamos cada dia mais proporcionar um ambiente educacional acolhedor e inclusivo.” A orientadora educacional Tamires diz que “a participação no 1º Seminário do Transtorno do Espectro Autista foi uma experiência extremamente enriquecedora para a nossa comunidade escolar. As palestras, incluindo a inspiradora vivência compartilhada por um autista, ofereceram valiosos insights sobre a parceria entre família e escola, e a importância da inclusão. Esse conhecimento reforça nosso compromisso em promover práticas educacionais inclusivas e um ambiente acolhedor e compreensivo para todos os alunos.”
Por fim, a orientadora educacional Paula diz: “A participação no 1º Seminário do Transtorno do Espectro Autista foi um momento de relevância tanto para a nossa trajetória de formação profissional quanto pelo momento educacional que vivemos. O Espectro Autista pelo olhar e vivência de Marcos Petry e sua família, trazido de forma séria, prática e, ao mesmo tempo, leve, encantou a todos os participantes, suscitando em cada um a necessidade da promoção da inclusão cada vez maior em nosso cotidiano.”
[A.P.]