Para 2023, o Curso Técnico em Administração do Colégio Nossa Senhora das Dores recebeu 86 novos alunos. As aulas tiveram início no dia 1º de fevereiro com a atividade de acolhida pela equipe pedagógica e administrativa do Curso, ocasião em que foi apresentado um panorama geral do que eles irão estudar durante este ano letivo, bem como as normas que regem o segmento.
Em sala, os professores das primeiras aulas trabalharam a “Parábola da Semente (Marcos 4,26-29)”. Foi feita a leitura do texto aos alunos e, através de exemplos e perguntas, eles foram estimulados a uma reflexão sobre o tema fazendo analogias relacionadas à vida de estudante. As perguntas foram: quais as possíveis reflexões, orientações e aprendizados transmitidos pela “Parábola da Semente”? Qual a relação da parábola com a educação e o início do ano letivo? Nesse momento, os professores utilizaram a técnica da “nuvem de palavras” para a construção coletiva da ideia. O próximo passo foi solicitar a um aluno, representando toda a turma, a registar na folha A3 uma frase que sintetizasse a principal mensagem transmitida e refletida pelos alunos sobre a “Parábola da Semente” e o significado de 2023 com o título “Ser semente é”.
A atividade foi desenvolvida de forma harmoniosa e o objetivo inicial foi atingido. Após esse momento, os alunos foram encaminhados à Capela do CNSD para a acolhida anastasiana-dominicana conduzida pela Diretora Marta Beatriz Queiroz Fabri juntamente com a Pastoral Escolar. O Prof. Wanderson Ferreira recebeu os alunos e passou a palavra à Prof.ª Ligia Del Nery. A Diretora Marta fechou a acolhida parabenizando os alunos pela escolha do Curso.
Na mesma semana, a Prof.ª Flávia Araújo, juntamente com o Prof. Naedson Rosa, ministraram uma aula no Centro de Convenções do CNSD. O objetivo foi levar os alunos a refletirem sobre a importância da regularidade e da automotivação, bem como gerar a sensação de pertencimento. Foram abordados diversos assuntos, tais como o valor da leitura, a comunicação na era digital, a importância da consciência corporal e o desenvolvimento de características, como proatividade, autonomia e responsabilidade. Também apresentaram, em linhas gerais, o conteúdo das disciplinas ministradas por eles: Português Instrumental e Tecnologia da Informação.
Para reforçar o papel de cada indivíduo na construção de um espaço agradável, envolvente e participativo, eles finalizaram o momento com uma dinâmica utilizando uma planta que cada um deveria cuidar e, ao surgir novas mudas, eles irão compartilhar com os colegas até que todos tenham a oportunidade de ter uma mudinha ou de ter uma um exemplar da planta, reforçando assim o espírito de cuidado consigo e com o outro, e também valorizando a coletividade. A Coordenadora Cátia Helena afirma: “Finalizamos nossa primeira semana de aula com atividades diversas e motivadoras. Nossos votos é que tenhamos um 2023 com muito aprendizado e crescimento!”
[A.P./Texto escrito por Cátia Helena Brant, Coordenadora Pedagógica do Ensino Técnico.]