Em agosto de 2022, os alunos do Curso Técnico em Administração do Colégio Nossa Senhora das Dores – sob a orientação do Prof. Wanderson R. Ferreira, das disciplinas de Valores Dominicanos e Ética, e Metodologia Científica – visitaram o Museu da Capela do CNSD. Os estudantes puderam conhecer melhor a história e a missão das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, além de seus valores e legados religiosos, educacionais e filantrópicos. Eles também tiveram contato e contemplaram a coleção geológica formada pela Irmã Loreto. A atividade contou com o apoio da Coordenadora Pedagógica do Ensino Técnico Cátia Brant; da Prof.ª Fernanda Facio, de Métodos e Técnicas Administrativas; e da Restauradora e Artista Plástica Débora Vannucci.
Segundo a aluna Ana Luisa Dias, a arquitetura da Capela é linda e ela ficou encantada com a coleção de pedras, fósseis e minerais da Irmã Loreto. Ela gostou, também, de ver os animais exóticos empalhados e ficou impressionada com os objetos em ótimo estado de conservação. Já aluna Indrid Araújo de Castro disse que foi interessante observar que cada parte da Capela remonta uma história ou a vida de várias pessoas que passaram pelo local. Para ela, é possível notar os anos de esforço para a construção arquitetônica, artística, tecnológica e a passagem do tempo representada pela Capela. Por fim, o aluno Kevin Gabriel ressaltou que todo o Museu é relevante devido a cultura e aos objetos históricos preservados.
“A visita ao Museu da Capela foi uma oportunidade de vivenciar, de forma comunitária e educativa, os valores anastasianos-dominicanos. Oportunizar aos alunos atividades histórico-culturais é sempre válido, pois são ensejos de aumentar a visão de mundo, bem como contribuir para a formação integral. A partir do princípio de ‘conhecer para respeitar e dialogar’, que possamos continuar realizando ações educativas que fortaleçam os princípios do respeito, da alteridade, da cultura e da fé”, diz o Prof. Wanderson.
[A.P./P.W.F.]