A XXV Olimpíada Dominicana foi um sucesso e arrecadou, aproximadamente, 3 toneladas de alimentos por meio da iniciativa e empenho dos alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores. Os mantimentos foram entregues no dia 10 de agosto de 2022 a diversas instituições que atendem segmentos vulneráveis da sociedade, como crianças e adolescentes, famílias de baixa renda, idosos, pessoas em situação de rua, pacientes em tratamento oncológico e comunidades terapêuticas para tratamento de dependência química. Na Capela do CNSD, houve um momento simbólico e reflexivo com as referidas instituições, que são:
- Asilo Santo Antônio: Acolhimento institucional de idosos. Atende 45 pessoas.
- Casa de Acolhimento São Pio: Acolhimento de pessoas em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência. Atende 60 pessoas.
- Casa de Apoio Danielle: Atendimento de pacientes oncológicos e familiares de Uberaba e região. A instituição atende, em média, 6 mil pessoas por mês, disponibilizando café da manhã, almoço, café da tarde, jantar, pernoite, e atendimento social e psicológico.
- Casa do Adolescente de Guadalupe: No serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atende 110 crianças e adolescentes em atividades sociopedagógicas de valores humanos, culturais, esportivas e educação ambiental. Na iniciação profissional, atende 120 adolescentes, jovens e adultos, oferecendo oficinas e cursos profissionalizantes diversos.
- Centro Espírita União Maria de Nazaré: Atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua, oferecendo jantar fraterno, sopa aos sábados e marmitas. Média de 400 pessoas por semana.
- CESED/Encantos Dominicanos: Cinco famílias assistidas pelo Serviço de Assistência ao Estudante.
- Comunidade Nova Jerusalém: Atende até 60 pessoas. No momento, conta com 52 pessoas acolhidas e tem oferece, diariamente, 25 kg de arroz, 5 kg de feijão, 5 kg de farinha de trigo, 5 kg de macarrão, 10 kg de carne, 5 kg de açúcar e 4 litros de óleo de soja, entre outros.
- Comunidade Santa Rita de Cássia: Acolhimento a pessoas do gênero masculino em situação de vulnerabilidade social e/ou situação de rua. Oferece aos acolhidos suporte em suas necessidades básicas de alimentação, higiene pessoal, moradia, acesso a serviços socioassistenciais e capacitação para o mercado de trabalho formal.
- Lar André Luiz: Acolhimento institucional de idosos. No momento, conta com 24 idosas e 25 famílias cadastradas.
- ONG Mãos Amigas: Atende mais de 6 mil pessoas todos os meses com os diversos projetos sociais mantidos pela ONG, em especial com alimentação gratuita de segunda a sexta-feira para pessoas em situação de rua e famílias socialmente vulnerabilidade.
- Projeto Agapê: Oferece assistência para imigrantes venezuelanos com as seguintes ações: aluguel de casas, articulação com parceiros para acompanhamento psicológico, médico, jurídico e odontológico. Desde o início, o projeto acolheu 75 venezuelanos e 28 deles continuam assistidos pela iniciativa católica. Conta com apoio da Paróquia São Geraldo Magela, porém, devido a questões financeiras, o projeto está em fase de restruturação.
- Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia: Oferece cestas básicas a famílias de baixa renda cadastradas.
O Prof. Karel Avelar, Coordenador de Esportes, ficou muito satisfeito com a quantidade de doações e, durante a cerimônia, agradeceu por todo o empenho dos alunos, familiares e equipe do CNSD. A Assistente Social do Colégio, Angélica Maria da Silva, afirma: “Iniciamos o mês de agosto com muitas bênçãos, comemorando São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem Dominicana, e recebemos na Capela a visita da imagem de Nossa Senhora D’ Abadia, padroeira da cidade de Uberaba- MG, abençoando nossas famílias, alunos e comunidade. Assim, fortalecemos nossa missão de oferecer um ensino de qualidade pautado nos valores anastasiano-dominicanos. Neste momento, queremos ser uma ação fraterna coletiva a fim de propiciar ao próximo o atendimento digno”.
[A.P./A.S.A.S./C.W.R.]