No dia 14 de março, é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Matemática. A escolha dessa data se refere à constante matemática do Pi, que é de aproximadamente 3,14.
O projeto do Dia Internacional da Matemática é liderado pela União Internacional da Matemática com o apoio de várias organizações internacionais e regionais de todo o mundo. Foi proclamado pela UNESCO na 40ª sessão da Conferência Geral, em 26 de novembro de 2019 e a primeira celebração foi realizada em 14 de março de 2020. O tema de 2022 é “A MATEMÁTICA UNE”. Pensando em uma maneira lúdica e prazerosa de celebrar a data, foram elaboradas no Colégio Nossa Senhora das Dores diferentes atividades a fim de desenvolver nos alunos habilidades e competências propostas para as turmas de Ensino Fundamental, percebendo a matemática em diferentes situações cotidianas e valorizando a ciência que desenvolve a humanidade.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, as crianças do 2º ano “B” fizeram lindos desenhos com as tesselações. Com essa atividade, foi possível praticar a exploração do espaço físico e desenvolver a observação e a percepção de semelhanças, diferenças e regularidades. Também puderam estabelecer conexão com diversas áreas da Matemática relacionadas a outras áreas do conhecimento, como a arte, por exemplo, através da exploração das formas e características de objetos, obras artísticas, pinturas, desenhos, mapas, formas encontradas na natureza, entre outras criações humanas ou naturais.
Também nessa perspectiva, os alunos do 2º ano “E” realizaram uma atividade sobre simetria usando tintas guache. Eles escolheram as cores e o que iriam desenvolver na folha. Cada criança pôde apreciar a criação simétrica dos colegas e pediram para que a atividade fosse repetida, pois, observando a simetria, perceberam que em alguns lugares, a tinta deveria ser melhor aproveitada. Já os alunos do 2º ano “F” trabalharam a simetria também, porém colando fotos de revistas cortadas pela metade e completando-as com os próprios desenhos.
Por fim, as crianças do 4º ano criaram artes com tinta envolvendo simetria e desenhos a partir de figuras geométricas, representando a matemática na natureza, tecnologia, medicina e outras áreas, enquanto os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais construíram octaedros com a técnica de tesselação, um mosaico que cobre toda uma superfície dando a ideia de infinidade.
Abaixo, é possível conferir fotos dessas atividades promovidas pelas professoras Efigênia Honorato, Luciana Fraga, Teresinha Borges e Angélica Carvalho. Viva a Matemática viva, real e essencial para a vida e progresso da humidade!
[A.P./P.E.H./P.L.F./P.T.B./P.A.C.]