Teatro no desenvolvimento: A arte para a criança e o adolescente

19 de agosto de 2021 - 16:52:57. Última atualização: 19 de agosto de 2021 - 16:53:00

Hoje, 19 de agosto, é o Dia do Artista de Teatro, data em que se celebra todos os profissionais que atuam em performances teatrais, não só atores e diretores, mas também os responsáveis pelas outras funções tão importantes que fazem com que um espetáculo possa acontecer e encantar ao público. A comemoração acontece desde 1978 em virtude do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978. No Brasil, representações teatrais de cunho religioso começaram no século XVI, mas só com a vinda da família real portuguesa, em 1808, que as primeiras salas de teatro começaram a surgir.

O teatro é a linguagem artística em que atores e atrizes representam uma história para o público. A manifestação teatral mais antiga de que temos notícia e também mais próxima do que conhecemos no Ocidente surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C. Naquela época, só havia dois gêneros, comédia e tragédia, mas hoje há inúmeras formas e estilos teatrais, como o musical, a ópera, o teatro com fantoches ou de sombras, o teatro de palco ou de rua, o drama, a comédia, entre outros. Porém, mais do que um ofício artístico ou um espetáculo que assistimos eventualmente, o teatro também pode ser um grande aliado no desenvolvimento da criança e do adolescente.

É sabido que para que a criança possa se desenvolver em todas as suas potencialidades, ela precisa de espaço e autonomia para explorar o mundo e descobrir a relação com o outro. Através desse estímulo, elas se tornam independentes, criativas, desenvolvem o aspecto sensório-motor, a empatia, a compreensão de si mesma, o respeito mútuo e a cooperação. Nessa perspectiva, a inclusão da criança no teatro pode ser um “prato cheio”, já que ele não é restrito a um grupo específico de crianças: todas podem fazer teatro, todas podem explorar, aprofundar e ampliar suas capacidades artísticas. Vejamos algumas razões disso:

  • O teatro promove o aumento da criatividade, que é um aspecto sempre a ser desenvolvido e mesmo necessário! Também motiva o exercício do pensamento, a vontade de explorar e de aprender coisas novas, além de permitir que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.
  • Auxilia no desenvolvimento da inteligência cognitiva e também da inteligência emocional, fazendo com as crianças controlem mais suas emoções e reconheçam mais as emoções do outro, fortalecendo a empatia.
  • Melhora a interpretação de texto e dá aos pequenos o ferramental para compreensão de diferentes aspectos do mundo, bem como reforça o interesse pela leitura, pela literatura e pela poesia.
  • Fortalece a autonomia e a autoria da criança, tornando-a mais segura, confiante e honesta consigo mesma e com os outros, trazendo uma maior noção de auto responsabilização pelas próprias escolhas.
  • Fornece um espaço para expressão corporal, tão importante nessa fase do desenvolvimento, auxiliando, inclusive, na forma como a criança se posiciona subjetivamente. 
  • Por fim, desenvolve as habilidades de comunicação, a dicção, a sociabilização, o trabalho em grupo e a autoestima.

Já para os adolescentes, que estão em outra etapa do desenvolvimento humano, alguns benefícios são bem semelhantes. Por exemplo, o teatro nessa fase auxilia na interação entre os jovens, eliminando “panelinhas” e dando uma noção de grupo maior. Melhora também no convívio com os pais e familiares. Assim como no caso das crianças, também aumenta a autoestima dos adolescentes, que passam a se autoconhecer, permitindo que se expressem mais e se vejam mais no outro. Outro bom fator é a noção de responsabilidade e comprometimento trazida pelo teatro como qualquer outra atividade traria. O adolescente se vê lidando com horários, ensaios, preparação e trabalho com uma equipe que conta com ele. Isso fortalece o trabalho colaborativo e diminui o individualismo. Por fim, assim como na infância, estimula a criatividade e aumenta o interesse pela leitura. A criatividade não é um aspecto relacionado somente às artes, mas também à resolução de problemas e desafios do cotidiano. Quando nos vemos em situações novas, difíceis e/ou trabalhosas, é muito importante que a criatividade esteja presente para que possamos encontrar formas de realizar o necessário e não desistir.

O teatro, no contexto do desenvolvimento da criança e do adolescente, aliado à Educação Básica e ao apoio e suporte da família, é uma poderosa via na construção desse ser que, é preciso lembrar, não é tão somente alguém no caminho para se tornar um adulto, um cidadão e alguém que vai disputar uma vaga no mercado de trabalho, mas já é um ser com suas particularidades, sentimentos, emoções, mundo próprio, direitos e deveres. Crianças e adolescentes que fazem teatro desenvolvem habilidades e aspectos que levarão para a vida inteira, nas suas relações, nas profissões que escolherem e consigo mesmas.

Você gosta de teatro? Quais suas peças favoritas?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia