Você sabe o que é comemorado neste feriado?
A solenidade de Corpus Christi é uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. A expressão de origem latina “Corpus Christi” significa “Corpo de Cristo”. Em muitas cidades, é tradição ornamentar com tapetes coloridos e símbolos religiosos as ruas e os espaços públicos por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento. É um modo de expressar a adoração a Jesus Cristo, que doa a própria vida, partilhando-a como alimento, com seu Corpo e Sangue. A origem da festividade solene remonta ao século XIII, quando foi estabelecida pelo Papa Urbano IV (1262-1264) por meio da bula “Transiturus”, de 11 de agosto de 1264. Ela é um chamado à meditação sobre a importância e o valor da Eucaristia na vida do cristão. A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). A procissão de Corpus Christi recorda a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. No primeiro testamento, o povo no deserto foi alimentado pelo Maná e, no segundo testamento, o cristão é alimentado com o próprio corpo e sangue de Jesus.
Tomás de Aquino (1225-1274), importante frade e santo da Ordem dos Pregadores, afirmou: “nenhum outro sacramento é mais salutar do que a eucaristia. Pois, nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. A Eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou”. Assim, Jesus se doa de graça nas espécies sagradas do pão e do vinho. A Eucaristia instrui a partilhar o pão com os outros, isto é, aquele alimento espiritual que o cristão recebe na Igreja ao acabar a missa, é convidado a partilhá-lo, através de gestos concretos, com os mais humildes, necessitados e excluídos.
A Eucaristia é a realização da promessa de Jesus, que disse: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos” (Mt 28). Ele, Pão do céu e médico espiritual que cura e liberta todos aqueles que o buscam, é capaz de preencher os vazios existenciais e plenificar a vida. Segundo Juvenal Arduini: “O mistério eucarístico é a concentração das energias de convergência, e por isso é chamado o sacramento da unidade”. Portanto, a solenidade de Corpus Christi é oportunidade de exaltar os valores cristãos da fé, da comunhão e da partilha em vista de um mundo mais digno, justo e fraterno.
Prof. Wanderson R. Ferreira – Assessor da Pastoral Escolar