No Dia da Matemática, professores do CNSD trazem diversão e reflexão sobre a importância da disciplina

7 de maio de 2021 - 13:33:07. Última atualização: 7 de maio de 2021 - 13:33:10

O Dia Nacional da Matemática, ou simplesmente Dia da Matemática, se comemora todo dia 06 de maio desde 2013. A oficialização da celebração em todo o país se deu por meio do projeto de lei apresentado em 2004, mas instituído apenas em 26 de junho de 2013 com a lei n.º 12.835. Antes disso, a data já era comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática e oficialmente nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro desde 1995, em virtude do centenário de Prof. Júlio César de Mello e Souza. Mas quem foi ele?

Professor, educador, pedagogo, matemático e escritor brasileiro, Júlio César nasceu no Rio de Janeiro em 6 de maio de 1895. Escreveu ao longo de sua vida cerca de 120 livros e os publicou com seu nome verdadeiro ou sob pseudônimos. O conjunto de sua obra constitui 69 livros de contos e 51 de matemática recreativa, didática da matemática, história da matemática e ficção infanto-juvenil. O mais conhecido e traduzido é “O Homem que Calculava”, de 1938, que assinou como Malba Tahan, pseudônimo mais utilizado por ele. Faleceu em Recife, Pernambuco, no dia 18 de junho de 1974, aos 79 anos.

O objetivo da celebração do Dia da Matemática é reconhecer e valorizar os profissionais da área, além de promover um tempo para a reflexão sobre a aprendizagem e o ensino da disciplina. Neste dia, escolas, instituições de ensino e professores costumam organizar gincanas com jogos e resolução de desafios, mostrando como a matemática pode ser divertida, bem como sua importância na evolução da sociedade. No Colégio Nossa Senhora das Dores não foi diferente, os professores do CNSD também preparam atividades comemorativas. Confira as fotos logo abaixo!

[A.P.]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia