“Oitava arte”

A oitava arte, ou cinematografia, é algo que presente em meios urbanos desde o século XIX, quando Lumière inventou o cinematógrafo, que era um aparelho que captava momentos e os transmitia para uma tela. Na época, não se acreditava que essa invenção se tornasse um sucesso, porém atualmente o cinema é um dos meios de entretenimento mais consumidos no mundo. Entretanto, ele não é acessível a todos como deveria ser e os principais motivos para isso são a negligência governamental e também por falhas na educação brasileira.

Em primeira análise, pode-se citar a ideologia de Hobbes e a quebra do contrato social, isso porque, na Constituição brasileira, consta que o Estado deve oferecer à população áreas de lazer e acesso à cultura com, por exemplo, praças, teatros e cinemas. Porém, muitas vezes, esses espaços de entretenimento ficam localizados em lugares de difícil acesso da população mais carente, por exemplo, em shoppings, que são os estabelecimentos que mais concentram cinemas no país, é frequentado principalmente pela classe média e alta. Para que isso seja resolvido, é necessário mais investimentos na área de cultura e entretenimento.

Em segunda análise, é válido destacar Kant e sua afirmativa de que “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Ao se aplicar isso no contexto atual, é possível interceptar que não possuir uma educação básica de qualidade terá dificuldades em ascender socialmente para poder acessar locais como shoppings e cinemas. Porém esta falha educacional não é culpa do indivíduo, mas do governo que deixa de fazer grandes investimentos na educação, para se preocupar com áreas de menor importância. Então, para que exista mudança, é necessário que haja mais investimentos nessa área.

Portanto, para que áreas de entretenimento e cultura como o cinema se tornem acessíveis para toda a população, é de extrema importância que o Governo, em conjunto com o Ministério da Cultura, crie verbas de construção para cinemas públicos que não sejam localizados em shoppings para garantir maior acesso à população. Outra ação que deve ser tomada envolve o governo e o Ministério da Educação e é proposto a criação de verbas de investimento na educação básica, para que assim haja o desenvolvimento social e econômico do país, dessa forma garantindo a ascensão social da população mais carente e facilitando o acesso à instituições, como o cinema. Dessa forma seria possível que o contrato social como proposto por Hobbes seja cumprido.

Autor: Marcus Vinícius Almeida
3ª série

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Companhia da Mídia