Educação Infantil CNSD: "Passos firmes, confiantes e felizes para uma base sólida"
Base Teórico-Pedagógica
O Colégio Nossa Senhora das Dores sobrevive aos tempos, justamente, por acreditar que é necessário aprimorar, inovar e aprender a reestruturar a educação sem perder a essência de valores.
O método Montessori educa como e para a vida promovendo a pesquisa, a experiência, o desenvolvimento das capacidades humanas, as relações de respeito, amor, solidariedade e equilíbrio, a formação religiosa e demais outros suportes que sustentam a formação de um adulto.
Com a finalidade de implementar projetos e valores, as atividades do dia a dia na sala Montessoriana desenvolvem a coordenação motora fina e sensorial, a acuidade auditiva, o traçado das letras, dos numerais e das relações números e quantidades. Já com a música, são trabalhados a psicomotricidade, o movimento e o ritmo que, somados, proporcionam o desenvolvimento corporal dos alunos como um todo. Para a elaboração científica, histórica e geográfica, contamos com a observação, com a pesquisa e com as experiências desenvolvidas durante o ano letivo, como o cultivo da horta, a explosão do mundo, as classificações dos animais, a preservação do ambiente, a coleta seletiva do lixo e outros.
Esta estruturação na Educação Infantil provém de Maria Montessori, educadora e fundadora deste modelo de educação. Ela compreendeu a importância de posicionar a criança como figura central das discussões a partir das observações de suas necessidades, habilidades e individualidades, proporcionando, assim, o crescimento emocional e intelectual. A ideia é que o professor prepare o ambiente, observe as reais necessidades de cada criança, promova momentos de liberdade e respeite o desenvolvimento particular e natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas do aluno. Deste modo, o professor se compromete a acompanhar, aconselhar e possibilitar o desenvolvimento de indivíduos criativos, organizados, independentes e capazes de respeitar o próximo e o ambiente em que estão inseridos.