Responsabilidade Social > Sobre o Encantos Dominicanos

Desde 2005, muita ternura e ação!

O CENTRO SOCIAL ENCANTOS DOMINICANOS é uma ação de responsabilidade social do Colégio Nossa Senhora das Dores. Nasceu dia 23.04.2005, coletivamente, a partir do apoio e do legado das Irmãs Dominicanas. Oferta hoje gratuitamente o Curso Técnico em Administração e assistência social aos alunos bolsistas. Mais de dois mil jovens já foram beneficiados diretamente, além dos seus familiares. Fundado na gestão da então Diretora Geral, Irmã Maria Helena Salazar da Veiga Pessoa (1995-2006), teve continuidade e total apoio de sua sucessora, a pedagoga Marta Beatriz Queiroz Fabri.

Por meio da ASSEIJ (Associação para Infância e Juventude), as Irmãs Dominicanas investem e apoiam esta causa social. Entre muitas, destacam-se os trabalhos das Irmãs Ângela, Augusta, Beatriz, Carmelita, Cleonice (hoje Priora Geral), Eugênia, Luzia, Maria Aparecida, Nadir, Olinda, Patrícia, Rejane, Tânia, Umbelinda, Virgínia.

Ao longo de sua história, o Centro Social Encantos Dominicanos atraiu parceiros e doadores, com destaque para o Rotary Club de Uberaba Portal do Cerrado, P&A Comunicação, CCAA Uberaba, Prefeitura Municipal de Uberaba, COMDICAU, CMAS, Caixa Econômica Federal, Codekids, ICBEU UBERABA.

LINHA DO TEMPO

2001 – O Colégio Nossa Senhora das Dores mobilizou a comunidade dominicana para se repensar, frente ao novo século. Com o envolvimento de dezenas de colaboradores, foi formatado o Plano Estratégico 2001-2007, com 37 projetos técnico-pedagógicos. Entre estes, vários com o foco social. Por exemplo, projetos para cursos de Ensino Técnico Social Noturno e de Capacitação Social, fortalecendo os Valores Dominicanos: Verdade, Justiça, Misericórdia, Solidariedade, Ética, Abertura à Oração e ao Transcendente.

2002 – Ações sociais práticas se fortaleceram: Projeto Semeia, UAI (União dos Adolescentes Idealistas), Partilha e Solidariedade, Pontos para a Vida, Doe um Brinquedo, Ação Solidária, Adote uma Família, Com-Vida, Abrace esta Ideia (idosos), Leitura Solidária, Fome Zero, Olimpíadas Dominicanas com Cestas Básicas, Projeto Letras Números e Vidas, Visita à Comunidade Betânia, entre outros.

2003 – O Colégio Nossa Senhora das Dores trouxe para dentro da instituição jovens economicamente carentes. Interagem com as ações sociais já existentes e recebem capacitações em Informática, Teatro, Artesanato, Inglês, propiciadas por alunos voluntários, funcionários e professores.

2005 a 2007 – O Centro Social Encantos Dominicanos foi oficialmente lançado dia 23.04.2005 no Centro de Convenções do Colégio Nossa Senhora das Dores. As capacitações foram ampliadas focadas na empregabilidade e as ações sociais passam a beneficiar mais jovens e seus familiares por meio do Programa Kairós: envolvimento, participação, construção de vínculos, inserção social, acolhimentos, diagnósticos, encaminhamentos para a rede de assistência social do Município.

2008 a 2009 - O Centro Social Encantos Dominicanos reorganizou-se. Ampliou as ações sociais: atendimento psicológico, assistência aos alunos bolsistas e seus familiares, lanche diário, encaminhamentos para as redes de saúde, apoio nas documentações dos jovens, estabelecimento de parcerias com organizações como o Rotary Club de Uberaba Portal do Cerrado. Seguiu com cursos de Operador/Assistente Administrativo, Comércio e Vendas, Repositor/Office Boy/Girl; oficinas de teatro, dança, futebol e vôlei.

2010 a 2011 – Os alunos bolsistas passaram a contar com o Curso Gestor Jr., dentro da meta de instalação de um curso técnico em Administração reconhecido pelo MEC. O projeto pedagógico protocolado no MEC foi doado pelo Rotary Club de Uberaba Sul.  As ações de assistência social são ampliadas, envolvendo médicos voluntários e Prefeitura Municipal com doação de vales-transportes.

- A agência de publicidade P&A COMUNICAÇÃO passa a ser parceira social viabilizando os patrocinadores para pagarem duas camisas de uniformes por aluno. Apoia também as equipes de Planos de Negócios fornecendo INFORMAÇÕES sobre as tabelas de preços de mídia e participa voluntariamente na avaliação dos Planos de Negócios. Apoia na divulgação gratuita das ações realizadas.

2012 a 2014 - O Curso Técnico em Administração foi autorizado pelo MEC-SEE MG em 13/03/2012 pela Portaria 537/2012 e reconhecido pela Portaria SEE nº 47/2014- MG em 09/01/2014. Com o Curso Técnico em Administração a carga horária passou para 800 horas anuais, com 21 disciplinas gerenciais ministradas em 200 dias letivos, de segunda a sexta-feira. Sempre ofertando bolsas integrais e assistência aos estudantes.

2015 - O Curso Técnico em Administração consolidou-se no mercado e passa a ser referência em qualidade com publicações positivas espontâneas na mídia tradicional e nas redes sociais. Nas empresas, órgãos públicos, cooperativas, os Técnicos em Administração egressos do CENTRO SOCIAL ENCANTOS DOMINICANOS passam a ter visibilidade.

2016 – Escola de inglês CCAA UBERABA também passa a ser parceira com doação anual de bolsas de estudo completas, com duração de cinco anos.

- Grupo Positivo doou acesso à plataforma tecnológica EDUCACIONAL.COM permitindo ampliação da carga horária do curso para mil horas anuais.

2018 – Caixa Econômica Federal, a pedido do ROTARY CLUB DE UBERABA PORTAL DO CERRADO, doou notebooks que ampliaram o laboratório de T.I.

- O laboratório ampliado viabilizou outra parceria: a escola de programação CODEKIDS passa a doar três bolsas anuais de Programação e Robótica em curso ministrado nas novas instalações.

-  Outra escola de inglês, a ICBEU UBERABA, passa a ser parceira com doação anual de bolsas de estudo completas, com duração de cinco anos.

- O aluno do Curso Técnico em Administração PEDRO LUCAS SILVA PEREIRA ALVES foi aprovado em 1º lugar no concurso de bolsas sociais do Distrito 4770 do ROTARY INTERNATIONAL para o YEP (Programa de Intercâmbio de Jovens). Escolheu ir para as FILIPINAS onde passou residir e estudar por um ano com todas as despesas pagas. O ROTARY CLUB DE UBERABA PORTAL DO CERRADO apadrinhou o jovem, responsabilizando-se por todas despesas pré-viagem internacional não cobertas pela bolsa internacional.