Responsabilidade Social > Notícias

CIPA leva ensinamentos de segurança no trabalho aos bolsistas do Curso Técnico em Administração

Os alunos bolsistas do Curso Técnico em Administração do Centro Social Encantos Dominicanos conheceram detalhes, conceitos e técnicas da Segurança do Trabalho por meio de palestra proferida pela administradora e técnica em segurança, Françoise Brandani. O evento foi uma iniciativa da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho), presidida pela colaboradora Cilene Castejon.

“Prevista para durar 60 minutos, a palestra se prolongou devido ao grande interesse dos alunos e a disponibilidade em responder e esclarecer todas as dúvidas. Foi realmente um evento muito bacana e importante para todos nós da equipe do Centro Social Encantos Dominicanos e professores do Curso Técnico em Administração”, avalia a Coordenadora Pedagógica Cátia Brant.

Com experiência obtida em empresas como a CEMIG (Centrais Elétricas de Minas Gerais), Françoise Brandani explicou aos alunos que “a segurança do trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais e que a função do Técnico em Segurança do trabalho é prevenir acidentes e doenças ocupacionais, visando manter a saúde e a integridade física dos colaboradores".

“Toda organização necessita de treinar seus funcionários, sem exceção, visando garantir a saúde e integridade física de todos.  Esses treinamentos devem ser feitos de acordo com as Normas Regulamentadoras e ministrados por profissionais capacitados”, explicou a palestrante. Além de vários conceitos e normas, Françoise Brandani classificou e alertou a todos para alguns dos diferentes tipos de riscos:

  • Físico: ruído, vibração, radiação ionizante, não ionizante, frio, calor, pressões anormais e umidade;
  • Químico: são as poeiras, fumos metálicos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias e produtos químicos em geral;
  • Biológico: são os vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos;
  • Ergonômico: é o esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de pesos, exigência de postura inadequada, imposição de trabalho excessivo, jornada de trabalho prolongada e repetitividade;
  • Acidente: é o arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas, eletricidade, incêndio, armazenamento inadequado, animais peçonhentos.

09/08/2016 [C.H.A.]


Share |