Responsabilidade Social > Notícias

Corrupção pode ser combatida com Empreendedorismo

O dramático momento ético vivido pelo Brasil, devido ao relacionamento nocivo entre algumas grandes empresas e políticos, pode levar a população a uma visão distorcida sobre a importância social das empresas e o Empreendedorismo. O País abriga mais de 16 milhões de empresas. A permanência e o crescimento delas no mercado em muito se deve aos cursos de graduação e técnico na área de Administração que, entre outros temas, ensinam a Ética e Empreendedorismo

“O conteúdo programático do Curso Técnico em Administração do CNSD une 21 disciplinas que demonstram ser possível a atividade econômica respeitando-se a legislação e a Ética. Entre estas disciplinas há uma específica sobre o tema, mas todos os professores, em suas diferentes áreas, reforçam sempre a defesa da Ética no Empreendedorismo. Este é o caminho a ser seguido”, analisa a Coordenadora Pedagógica do curso, Cátia Brant, do Centro Social Encantos Dominicanos.

Empreendedorismo vem da palavra francesa “entrepreneur”. Significava as pessoas encarregadas de executar grandes ações, como a construção de catedrais. Hoje, entende-se o Empreendedorismo como a capacidade de gerir e impulsionar negócios próprios ou de terceiros a partir de medidas arrojadas e positivas. No Curso Técnico em Administração do Colégio Nossa Senhora das Dores, entre as disciplinas estão o Empreendedorismo e Valores Dominicanos-Ética.

“Os valores dominicanos são princípios cristãos que, atualizados pelas demandas contemporânea e ecumênica orientam a respeitar a vida em sua plenitude, as ideias e ações pessoais e coletivas dos humanos à luz de princípios da filosofia e da cidadania”, explica o titular da disciplina de Ética, Professor Wanderson Raposa Ferreira.

O Curso Técnico em Administração, reconhecido pelo Parecer 820 da S.E.E-MG é uma ação social do CNSD com todas as vagas preenchidas por alunos que desfrutam de bolsas integrais de 100%. Não há qualquer pagamento de taxas e nem material escolar. As gratuidades são concedidas aos candidatos aprovados após análise social e de rendimento escolar nas instituições onde fazem cursos regulares.

13/04/16 [C.H.A.]


Share |