Ensino Médio


Professora utiliza música, cinema e teatro como ferramentas de aprendizagem

Tornou-se essencial que as atividades em sala de aula, além de atrativas sejam prazerosas e interativas. Desta forma, os alunos podem absorver e compreender ainda mais o conhecimento compartilhado no ambiente escolar.

Partindo destas premissas, a Professora Neusa Santos – Professora de Redação do Ensino Médio – usou a música, o cinema, o teatro e leitura para desenvolver uma rica experiência com os alunos das 1s e 2s séries:

  • 1ªs séries

Apresentação de paródias musicais satíricas com enfoque em determinados temas ou situações brasileiras que nos convidam os estudantes a questionarem o cotidiano social e político atual. “Os alunos cantaram, alguns acompanhados de violão e interpretaram com maestria a mensagem que pretenderam expressar em seus textos musicais”; conta a Professora Neusa.

  • 2ªs séries

Os alunos vivenciaram em sala, o universo cultural que a música, o cinema, o teatro e a leitura proporcionam em seus mais variados estilos. Houve a reapresentação do Oscar e a verdadeira análise de filmes e demais categorias segundo a visão dos alunos. A evolução da música através dos tempos, as letras, as melodias, o porquê de serem tão executadas, a performance dos intérpretes. As peças teatrais de maior sucesso em tempos atuais, no Brasil e no exterior. Os livros best-sellers considerados leitura obrigatória, que atravessaram as fronteiras do tempo, os livros cujas histórias se tornaram filmes, o valor da leitura em suas mais variadas opções. Os alunos ainda trouxeram para a sala, vários dos livros citados por eles.

“As apresentações contaram com a atuação de alunos na reprodução do Oscar, na dublagem de cantores. Houve o uso de imagens e clipes de músicas”, explica a Professora de Redação.
 


Share |