Ensino Médio


Clássico da literatura portuguesa é encenado por alunos CNSD

Segunda, dia 01 de julho, os alunos da 1ª série “A” e “B” do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores transformaram a leitura da obra “Auto da Barca do Inferno” em uma releitura da peça de Gil Vicente, encenando e surpreendendo a todos. A peça em versão atualizada foi escrita e dirigida pelo Professor de Literatura Abimael Luiz de Souza e já é um projeto esperado pelos estudantes.

A apresentação ocorreu no Centro de Convenções CNSD e teve como público, os alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental Anos Finais e séries do Ensino Médio. A atividade ocorreu, justamente, por se tratar de uma leitura obrigatória no 2º bimestre das turmas e, ainda, por integrar a lista de clássicos portugueses.

O projeto não teve, em momento algum, a intenção de dispensar a leitura do livro ou diminuir sua valia, pelo contrário, objetivou auxiliar os alunos no processo de compreensão e interpretação. Dessa forma, eles puderam concretizar, no palco, o que encontram nas páginas de uma das obras componentes da trilogia Vicentina.

A peça de Gil Vicente é reconhecida, por muitos estudiosos, como uma obra equivalente em valores portugueses à obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões. Dessa forma, é indubitável a relevância e grandiosidade desse auto. 

“Foram horas e horas de ensaios e de completa dedicação. Contudo, o resultado foi incrível e muito além do esperado. Impecável!”; afirma o Professor Abimael.

02/07/2019 [M.E./P.A.S.]


Share |