Ensino Médio


Cadeia Alimentar é simulada em atividade com o Ensino Médio

A Professora Glenda Carvalho desenvolveu, junto aos alunos da 1ª série Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores, uma atividade prática para fixação do conteúdo de biologia - cadeias e teias alimentares.

A teoria sobre a significação, formação, tipos, exemplos e importância desse tópico e o conceito de teias alimentares foram apresentados aos estudantes em sala. Para colocar em ação, o apreendido, eles participaram de uma Queimada da Cadeia Alimentar.

Durante a atividade, cada um utilizou um crachá com o nome de um determinado animal, vegetal ou decompositor, representando cada nível trófico de uma cadeia alimentar qualquer. Através do arremesso de bolas, como já propõe o jogo, eles formularam a ordem e simularam o processo de transferência de matéria e energia da sequência biológica.

Para a realização, foram necessários materiais simples e de fácil aquisição, sendo eles: papéis A4 e barbante para o crachá e uma bola utilizada em atividades físicas. Dessa forma, os alunos puderam reforçar a assimilação do conteúdo com facilidade, uma vez que demonstraram bastante interesse e engajamento na brincadeira.

“O jogo foi organizado de modo a reforçar a compreensão das cadeias e teias alimentares trabalhadas em sala de aula, propiciando, de forma divertida e prazerosa, um complemento ao conhecimento teórico necessário para a formação do indivíduo como aluno e cidadão” reforça como objetivo da prática a Professora Glenda.

24/06/2019 [M.E./P.G.C.]

 


Share |