Ensino Médio


Leis de Newton e suas comprovações no cotidiano movimentam ambiente escolar

No dia 14 e 21 de maio, os alunos das 1ªs séries “A” e “B” Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores colocaram em prática alguns conhecimentos físicos sobre as famosas Leis de Newton. O Professor Thiago de Oliveira foi o responsável pela proposta e sucesso da atividade que ocorreu no pátio do colégio.

As Leis de Newton são, no total e nessa ordem, três: a lei da inércia, a lei da superposição de forças e a lei da ação e reação. Os estudantes tiveram contato teórico com a explicação das mesmas em sala de sala e, para confirmação, tiveram um novo contato, mas dessa vez um contato direto e prático com a primeira e terceira Lei de Newton através de diferentes experiências.

Para trabalhar com a lei da inércia, lhes foi proposto o desafio de retirar uma toalha de uma mesa sem encostar ou derrubar a garrafa pet posta sobre ela. Esse experimento tem como inspiração programas de auditório que se utilizam desse postulado físico para fins de entretenimento. O resultado esperado era o da retirada do forro sem alterações na garrafa e, após algumas tentativas, os grupos já conseguiram descobrir soluções para o êxito na tarefa.

Já para trabalhar com a lei da ação e reação, os alunos enfrentaram uma disputa para saber qual grupo conseguiria levar um balão de borracha (balão de festa) mais longe, utilizando apenas a inserção de ar como propulsão. Para isso, foi construída uma estrutura: duas hastes distantes aproximadamente 2,5m, um fio de nylon e um canudo. Uma das extremidades do fio foi presa em um lado da haste enquanto, na outra, passaram um canudo e também a prenderam. Logo depois, os alunos encheram o balão de ar, obstruíram a saída e prenderam o balão no canudo com uso de fita adesiva. No momento em que liberaram o ar, o balão atravessou todo o fio de nylon e, assim, configurou o experimento “Teleférico de Newton”.

“Essa atividade possibilitou, aos estudantes, momentos de integração e autonomia para elaborar e testar suas hipóteses, se mostrando eficaz para a promoção de motivação e contribuição para a aprendizagem das leis de Newton.” afirma o Professor Thiago. 

14/06/2019 [M.E./P.T.O]

 


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