Ensino Médio


Culminância traz relatos de histórias familiares

Nos dias 20 e 21 de março, a Professora Priscila Toneli levou os alunos da 1ª série do Ensino Médio, do Colégio Nossa Senhora das Dores, para realizar um Café Cultural na área externa da escola. Para isso, foi pedido que cada um levasse uma comida ou bebida que tivesse um valor simbólico para seus grupos familiares.

Entre os alimentos, o pão de queijo foi um dos preferidos pelos estudantes por representar a cultura mineira. Levaram, também, refrigerantes, como Coca-Cola, que serviu para a professora discutir com eles sobre a influência dos hábitos norte-americanos. Além disso, a discente Maria Clara fez um bolo de cenoura para compartilhar com seus colegas.

Trabalhada em uma aula de Redação, a atividade serviu como alicerce para um debate sobre os gêneros textuais e as tipologias que estavam envolvidos no momento, como receitas, exposição oral, descrição, narração e expedição.

Foi interessante em ver como alguns pratos têm valor cultural por conta de tradições familiares, como no caso do estudante que levou uma sobremesa italiana cujo nome, usado por todos seus parentes há um tempo, é panacota.”, relata Priscila.

28/03/2019 [M.F./P.P.T.]


Share |