Ensino Médio


CNSD fecha preparação dos alunos do Ensino Médio para o ENEM com ações dinâmicas

Ao longo do segundo semestre, os alunos do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores entraram na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Esse período foi marcado pelo carinho e pela acolhida dominicana, que norteou os trabalhos da equipe pedagógica com os alunos que prestariam o exame.

Com o intuito de que os estudantes se sentissem mais confiantes para a realização da prova, diversas atividades foram planejadas e realizadas.

A primeira delas foi um café da manhã surpresa para a 3ª série do Ensino Médio. Os pais, responsáveis e amigos dos alunos vieram ao CNSD na manhã do dia 1º de novembro para celebrar, junto com os professores e, claro, com os candidatos ao ENEM, a chegada dessa fase decisiva para os próximos anos. Ao longo do evento, a equipe dominicana e as famílias encorajaram os alunos para a prova.

Nos dias 3 e 10 de novembro, vésperas das provas do ENEM, o CNSD realizou as Aulas de Véspera para todo o Ensino Médio, oportunidade em que diversos conteúdos foram relembrados de forma bastante leve, tranquila e descontraída.

No dia 3, as áreas de Ciências Humanas e de Linguagens dominaram o sábado. Revisões de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Literatura e Redação foram trabalhadas, de modo que os alunos manifestaram muito mais confiança e disposição para as duas áreas que seriam avaliadas no dia 4.

Já no dia 10, Ciências Exatas e Ciências da Natureza foram o foco do Aulão. Os participantes puderam observar como os estudos de Matemática, Física, Química e Biologia se desenvolvem e como influenciam no dia a dia deles mesmos, o que aproximou a realidade dos estudantes aos trabalhos feitos em sala de aula.

Por fim, nos dias 4 e 11 de novembro, desde às 11 horas da manhã, os professores do CNSD estavam em peso nos pontos de prova do ENEM em Uberaba, recepcionando os alunos e desejando boa prova a todos. A festa foi generalizada e muitos membros da comunidade externa ao CNSD e que estavam nos pontos de prova também participaram da agitação promovida pelo Colégio.

“Entendemos que a acolhida dominicana é um grande diferencial para os nossos alunos. O café da manhã surpresa e as Aulas de Véspera fazem parte de todo um processo preparatório pelo qual os nossos estudantes passam, de forma que não são formados apenas intelectualmente para ter um bom desempenho na prova, mas também são formados humanística e psicologicamente, a fim de enfrentar os diversos obstáculos que se constroem ao longo da vida”, diz Djalma Gonçalves Pereira, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio.

22/11/2018 [V.H./C.D.G.]


Share |