Ensino Médio


A música como ferramenta de ensino-aprendizagem

Na última quarta-feira (25), o Colégio Nossa Senhora das Dores promoveu o “Aulão Musical de Ciências Humanas e Linguagens” para os estudantes do curso Pré-Vestibular. Os alunos do Ensino Médio e dos 9ºs anos do Ensino Fundamental Anos Finais também foram convidados para participarem do evento que aconteceu no Centro de Convenções CNSD.

A atividade teve como objetivo promover um momento de apresentação de conteúdo, discussão de temas relevantes entre as partes envolvidas na preparação para os processos seletivos de ingresso no ensino superior. Além de fundamentar de maneira divertida e criativa os conceitos essenciais de cada disciplina, de modo que o aprendizado seja significativo e prazeroso.

A cada tópico, uma música foi tocada pela banda formada por Eduardo Romualdo (Bateria), pelo Coordenador Djalma Gonçalves Pereira (Baixo) e pelo Professor Frederico César Oliveira (Voz e violão):

  • História - (Música "Marvin" Titãs) A história do Brasil dada pela desigualdade
  • Sociologia - (Música "Minha alma" O Rappa) Gentrificação
  • Música "Fim de semana no parque" Racionais MC
  • Inglês - (Música "Image" John Lennon) Possíveis questões de vestibular baseadas na letra da música
  • Redação - Onde e como é possível usar músicas e textos em outras línguas nas Redações
  • Português - (Música "Amor y love you" Marisa Monte) Poesia no vestibular

O Coordenador Pedagógico Djalma Gonçalves explica que através das sensações produzidas pela música, é possível ter acesso ao emocional dos alunos, provocando a associação do intelectual e cognitivo, assim gerando resultados significativos de aprendizagem. Ele ainda completa: “O uso de recursos mais atrativos na educação é elemento indispensável em um mundo de tantas distrações eletrônicas, e unir a família nesse processo é questão de saúde pública. A troca de experiências e cultura é indispensável para a humanização do homem, e é papel da escola promover esta humanização”.

Enquanto os estudantes assistiam o aulão, seus pais foram convidados a participarem de uma palestra com a Psicóloga Deise Coelho de Souza que trouxe à tona o tema “Trabalho em equipe: orientação profissional e apoio dos pais”. Acolhida pela Diretora Marta Queiroz, Deise é Mestre e graduada em Psicologia pela UFTM e formada em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Cognitivo WP. “Este nosso encontro será norteado por um pensamento do Psicólogo e escritor Rodolfo Bohoslavsky: Para um adolescente, definir o futuro não é somente definir o que fazer, mas fundamentalmente, definir quem ser e, ao mesmo tempo, definir quem não ser”; resumiu a palestrante.

O bate-papo com os pais teve como propósito envolvê-los no processo de preparação para o vestibular, para que eles possam oferecer maior segurança aos filhos, fazendo-os se sentirem encorajados e motivados a seguirem em frente com os estudos.

O Aulão Musical teve tanto êxito que já no dia seguinte, os alunos verbalizaram como foi divertido, instrutivo e empolgante, e sugeriram outros temas para os próximos. E ainda agradeceram pelo evento ter ajudado seus pais a se relacionarem de maneira diferente com eles e lidarem melhor com as tensões que envolvem esse período de estudo e escolhas. Houve também relatos de gratidão dos pais pela oportunidade de terem as dúvidas sanadas, bem como, pelas sugestões e dicas para a superação de conflitos neste momento tão tenso e importante.

27/04/2018 [/C.D.G.]
 


Share |