Ensino Médio


Mestranda da UFU é convidada para o Debate Literário CNSD

Organizado pela Coordenação da Área de Linguagens do Colégio Nossa Senhora das Dores, o Debate Literário com os alunos do Ensino Médio teve como tema o livro “Terra Sonâmbula”. O livro é um romance do escritor africano Mia Couto, que foi publicado em 1992 e é considerado uma das melhores obras africanas do século XX.

O Debate fez parte do projeto de um curso preparatório para o vestibular da UFU e contou com a presença da Professora Aline Rosa de Souza - Mestranda da Universidade Federal de Uberlândia em Estudos Literários com foco em Literatura Negra e com a mediação do Professor de Literatura do CNSD - Abimael Luiz de Souza.

"O projeto proporcionou aos nossos alunos momentos de bastante reflexão e aprendizagem sobre a cultura africana, o que é um grande um privilégio, visto que as escolas brasileiras exploram tão pouco esta temática"; explica o Coordenador da Área de Linguagens – Abimael – que completa: "Mais uma vez o CNSD mostra a sua preocupação com a formação acadêmica e cultural dos nossos alunos".

"Venho agradecer ao Colégio Nossa Senhora das Dores e, em especial, ao Professor Abimael, que me proporcionou a oportunidade de falar sobre o livro "Terra Sonâmbula" do escritor moçambicano Mia Couto. Uma das obras mais representativas da literatura negra contemporânea e utilizada no último vestibular de inverno da Universidade Federal de Uberlândia. Ministrar essa aula especial para alunos dedicados e atentos foi uma experiência ímpar. Saí do colégio com ânimo renovado e a consciência tranquila por ter contribuído no ingresso de alunos brilhantes numa universidade de qualidade”; compartilha a Professora Aline Rosa.

12/06/2017 [P.A.S.]


Share |