Ensino Médio


Professora CNSD ministra minicurso no Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários

No último dia 30, a Professora do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores - Priscila Marques Toneli juntamente com a Dra. Ana Amélia Calazans da Rosa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro promoveram o minicurso “Tempos, territórios e linguagens: fronteiras múltiplas”.

O curso foi ministrado durante o VI SELL (Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários) para os alunos da universidade e professores com o intuito de propor atividades de interpretação e produção de textos dentro do contexto das mídias digitais.

Priscila é graduada em Letras - Português/ Francês pela UNESP, possui Mestrado e Doutorado em Linguística pela UNICAMP. Priscila é Professora de Redação para as 1ª, 2ªs e 3ª séries do Ensino Médio CNSD e também Professora do Plantão de Redação e Corretora de Redação do EM. Abaixo, ela resume o minicurso:

Gêneros discursivos e Multiletramentos: uma proposta didática
O minicurso teve como objetivo principal propor reflexões da prática docente, tanto no ensino básico quanto superior, em relação ao ensino de leitura, interpretação e produção textual a partir de recentes abordagens de ensino na perspectiva dos Multiletramentos.
Uma outra questão trabalhada no minicurso foi as metodologias mais adequadas de acordo com perspectivas educacionais críticas dentro da proposta do Letramento crítico.
A visão de educação apresentada é aquela que busca a formação plena do cidadão em contexto situado socioculturalmente, desde que haja sempre questionamento e negociação na construção dos significados, isto é, do conhecimento na produção dos gêneros discursivos.
Além de questões teóricas sobre a interpretação e a produção de gêneros discursivos, outro objetivo do minicurso foi discutir atividades de interpretação e de produção escrita para aulas de língua, portuguesa e estrangeira (níveis médio e superior), com base na teoria de gêneros discursivos (Bakhtin, 1988 [1934-35]; Rojo, 2013) e à luz de abordagens como o letramento crítico (Brahim, 2007; Menezes de Souza, 2011; Menezes de Souza e Andreotti, 2007; Andreotti, 2014) e os multiletramentos (Rojo, 2012; 2013; Rosa, 2016) com foco nos gêneros digitais atuais como o mashup, remix, fanfic, blog, animes, etc, muito utilizados no contexto das TICs (Tecnologias de Informação e de Comunicação).
Além das atividades, foram discutidos aspectos relacionados às linguagens em contexto de hipermídias (verbal e visual), os papeis dos interlocutores, a circulação social dos textos e a trajetória de leitura e contextos de interatividade.

05/06/2017 [P.P.T.]


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