Ensino Médio


"Biomas Brasileiros" foi tema de Mostra de Conhecimentos no CNSD

Considerando a importância de viabilizar a pesquisa na educação básica, é notória a necessidade de realização de um evento que envolva vários níveis de ensino da instituição. Um evento que possibilite tanto a integração científica quanto a social dos alunos. Assim sendo, o Colégio Nossa Senhora das Dores desenvolveu o projeto de uma mostra de conhecimentos com o intuito de promover o interesse na elaboração e apresentação de projetos científicos, assim como, o envolvimento da comunidade escolar durante a culminância que ocorreu no último sábado (6).

A metodologia de projetos vem sendo apontada, já há algum tempo, como instrumento para a melhoria do processo educativo promovendo a aprendizagem significativa em contraponto à aprendizagem tradicional, teórica e descontextualizada (KNOLL, 1997). “Os projetos configuram-se como uma possibilidade para a construção de conhecimento, por envolverem diversas ações e áreas do saber. Além de propiciar condições de se incorporar à dimensão afetiva na formação dos alunos”; explica o Coordenador de Área – Astor Machado.

Os trabalhos de nível técnico-científicos com o tema “Biomas Brasileiros” foram elaborados e desenvolvidos por alunos e Professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio do CNSD. Biomas (bio = vida; oma = proliferação). Grandes áreas geográficas que apresentam ecossistemas vizinhos e semelhantes. O ambiente terrestre é divido em grandes biomas, com características distintas entre si. A classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos com: clima, relevo, vegetação de uma determinada formação. No entanto, para efeito de estudos, os sistemas ambientais utilizam a vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas).

São dois os tipos de biomas mundiais: aquáticos e terrestres.

- Aquáticos: oceanos e rios.

- Terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.

No Brasil são seis biomas que representam os biomas mundiais de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

A avaliação dos trabalhos expostos ficou a cargo dos alunos da 3ª série do Ensino Médio (avaliadores internos) e de alunos graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química de universidades da cidade (avaliadores externos).

08/05/2017 [Projeto]


Share |