Ensino Médio


CNSD promove 1ª Olimpíada de Redação

Para muitos, escrever não é uma tarefa fácil, muitos alunos dizem que não dominam bem a Língua Portuguesa e que não conseguem organizar as ideias de forma coerente. Porém, a escrita é cobrada em várias situações cotidianas, dentro e fora do âmbito escolar como memorandos, cartas de reclamação, avisos, recados, e-mails, e por isso, saber expressar-se bem através das palavras é fundamental.

Desta forma, o Colégio Nossa Senhora das Dores (sob a coordenação da Área  de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Coordenações Pedagógicas) criou a Olimpíada de Redação CNSD nas seguintes categorias Infantil (6ºs anos) –  Narração; Infantojuvenil (7ºs e 8ºs anos) – Narração; Jovem ( 9ºs anos e 1ªs séries EM) – Artigo de Opinião e a categoria Rumo ao ENEM (2ªs e 3ª séries EM) – Dissertação Argumentativa.

O concurso teve como objetivo incentivar os alunos a se esforçarem a melhorar suas aptidões em redigir textos, fundamental para a compreensão e atuação em vários eventos sociais, além de estimular uma visão crítica e racional destes. “Compartilhamos ainda de que só se escreve um bom texto quando se é detentor de um vocabulário suficiente, de mecanismos básicos de coesão e coerência textual e se possuir um conhecimento mínimo de percepção de mundo. Concebemos, portanto, a leitura como importante ferramenta para a elaboração de uma boa redação. Através da leitura absorvemos os pré-requisitos básicos para redigir bons textos, ao captarmos as figuras de linguagem, as progressões lógicas usadas por cada autor em sua argumentação, seu léxico, acabamos por aprimorar nossas técnicas”; comenta o Professor e Coordenador de Área – Abimael Souza. Seguindo esta teoria, é fundamental a todos os alunos o desenvolvimento constante de suas habilidades de leitura e escrita, sendo que a Olimpíada de Redação CNSD promoveu justamente isso e outros incentivos:

  • O processo de formação da cidadania
  • Estimulou o debate sobre a importância de políticas públicas para a promoção do esporte como instrumento de educação e inclusão.
  •  Provocou a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva para a consolidação dos valores éticos que constroem uma nação.
  • Levou o aluno a ter contato com vários gêneros de texto que circulam na sociedade;
  • Levou o aluno a refletir sobre o uso adequado da variedade padrão da língua
  • Permitiu que o aluno refletisse sobre o uso da linguagem nas áreas do conhecimento e na sociedade;
  • Levou o aluno a se tornar um usuário mais crítico e proficiente da linguagem, conquistando autonomia para atuar como cidadão
  • Utilização adequada das diferentes linguagens em diversas situações de comunicação;
  • Adequação do texto ao registro formal ou informal, de acordo com as diferentes situações de uso;
  • Conhecimento dos aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa e refletir sobre eles;
  • Expressão dos sentimentos e ideias no uso da linguagem escrita;
  • Construção de argumentos a fim de melhor expor as opiniões.

Com o tema “O legado das Olimpíadas Rio 2016”, as redações foram escritas no CNSD seguindo regras pré-estabelecidas e avaliadas por uma banca de Professores e Coordenadores do próprio colégio.

Com uma ótima adesão, os alunos que atingiram as primeiras colocações foram premiados no último sábado (24) durante o Fórum de Linguagens. Vale ressaltar, no entanto, que a participação de todos foi de extrema importância e que só fato de buscarem e se permitirem ao conhecimento já são vencedores.

Veja abaixo a classificação e em breve as redações serão disponibilizadas para leitura.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – I OLIMPÍADA DE REDAÇÃO CNSD - 2016
Categoria Infantil (6ºs anos) – Narração

  • 1º lugar – Cecília Farnesi – 6º ano A
  • 2º lugar – Anna Alice Caldeira – 6º ano B
  • 3º lugar – Matheus Henrique Gomes – 6º ano A

Categoria Infantojuvenil (7º e 8ºs anos) – Narração

  • 1º lugar – Maíla Borges Marques – 8º ano B
  • 2º lugar – Gleisla – 7º ano C
  • 3º lugar – Henrique Barbassa – 8º B

Categoria Jovem (9ºs anos e 1ª série EM) – Artigo de Opinião

  • 1º lugar – Geovana de Paula Pereira – 9º ano A
  • 2º lugar – Ian Villas Boas Pedroso – 9º ano B
  • 3º lugar – Júlia Duarte Silva – 1ª série B

Categoria Rumo ao Enem (2ªs e 3ª séries EM) – Dissertação

  • 1º lugar – Júlia Barbassa França – 2ª série B
  • 2º lugar – Gabrielle Beatriz Rocha de Paiva – 2ª série A
  • 3º lugar – Eduarda de Castro Lacerda – 3ª série

Banca avaliadora
Professor e Coordenador da Área de Linguagens Abimael Luiz de Souza
Coordenadora Pedagógica Cássia Mara Vicente
Professora de Redação Renata de Carvalho
Professora de Redação Rita Lacerda
Professora de Redação Thaise Hoyler
Professora de Redação/ Corretora ENEM Priscila Marques Toneli
Professora de Redação Bruna Bernabei

27/09/2016 [/Projeto]


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