Ensino Médio


“Aedes aegypti: um inimigo real” é tema do 2º aulão interdisciplinar no CNSD

No dia 27 de abril, o Colégio Nossa Senhora das Dores promoveu o 2º Aulão Interdisciplinar com os alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental 2 e com as turmas do Ensino Médio.

Desta vez, o projeto discorreu sobre o tema “Aedes aegypti: um inimigo real”, além ser um assunto de suma importância, há grandes possibilidades dele ser abordado no ENEM 2016, destaca o Coordenador Pedagógico José Divino Neves.

A atividade iniciou com a palestra do Dr. Rodrigo Molina, Médico Infectologista da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM que explanou sobre o vetor (Aedes aegypti), os agentes etiológicos (vírus) e as patologias causadas. Em detalhes, ele relatou os sintomas, os cuidados e os tratamentos de cada uma das doenças, além de traçar um histórico sobre o mosquito e sua ocorrência no Brasil e no mundo.

Em seguida, a Professora do CNSD - Drayna Versone apresentou detalhes da estrutura dos vírus e um levantamento estatístico sobre a ocorrência do mosquito e os números das doenças no país.

Também Professor no colégio, Astor Machado Junior falou sobre a biologia do mosquito e apresentou um vídeo detalhando o tempo de vida, a forma de reprodução, as fases de desenvolvimento e formas de se evitar a sua proliferação.

Encerrando o ciclo de palestras, a Drª Ana Maria Guidelli, Professora e Pesquisadora da Universidade de Uberaba - UNIUBE, apresentou os resultados de suas pesquisas que envolve o controle da população do Aedes aegypti através da utilização de inseticida biológico criado pelo seu grupo de estudo.

Ao final, os alunos tiveram a oportunidade de debater o tema e esclarecer as dúvidas com os palestrantes da atividade.

17/05/2016 [P.A.M.]


Share |