Ensino Fundamental Anos Iniciais

Visando a unidade no trabalho pedagógico e a consecução da filosofia educacional proposta, são imprescindíveis no perfil do educador dominicano:

  • gosto pelo que faz e prazer de ser aprendiz;
  • sensibilidade para as necessidades do outro;
  • percepção das diferenças individuais e respeito criterioso a elas;
  • abertura ao diálogo;
  • ampliação de seu nível de conhecimento;
  • capacitação em estratégias de aprendizagem;
  • capacidade para promover o diálogo interdisciplinar e aprendizagens significativas;
  • gerir a classe, a organização do trabalho, estabelecendo uma parceria de ensino-aprendizagem e vice-versa.

 

HABILITAÇÃO E OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE DOS RECURSOS HUMANOS

A LDB dispõe no capítulo VI, art. 62 que: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e oferecida em nível médio, na modalidade Normal”.

Nessa perspectiva, faz-se necessário que esses profissionais, nas instituições de Educação Infantil, tenham ou venham a ter uma formação inicial sólida, consistente acompanhada de adequada e permanente atualização em serviço.

O Colégio Nossa Senhora das Dores promove encontros quinzenais destinados à reflexão das experiências vivenciadas no seu cotidiano, estudo sobre temas variados, aprofundamento nas teorias educacionais ao planejamento das atividades, à socialização de sugestões para atividades e a busca coletiva de soluções para especificidades de situações-problemas.

O Colégio proporciona também a participação de seus professores em Seminários, Conferências, Congressos e Pós-graduações.

Todos os profissionais têm plena consciência de que suas práticas devem ser refletidas, (re)orientadas e serem baseadas na busca constante de informações e conhecimentos coerentes com a prática que atuam para que sejam capazes de contribuir para a formação de seres autônomos, participativos e criativos e em processo de conquista de sua liberdade com responsabilidade.

Formação Continuada:
Periodicidade mensal: por segmento e geral - da Educação Infantil ao Ensino Médio.

As REDUCS - Reuniões de Educadores são importantes porque propiciam aos educadores condições de ampliação de suas experiências:

  1. Discussão e organização para a realização dos projetos bimestrais.
  2. Aperfeiçoamento através de leituras, debates e palestras.
  3. Conselho de classe.
  4. Preparação das reuniões de pais.
  5. Estudo de um livro atualizado por ano sobre pedagogia.
  6. Troca de experiências entre os professores, entre turmas, segmentos e coordenação, buscando eficácia na ação pedagógica.
  7. Momentos de oração e reflexão e confraternização, preparadas pelos professores.
  8. Estudo dos resultados da avaliação externa PAERP, para projetar ações de melhorias no pedagógico.
  9. Aperfeiçoamento através de leituras, debates, vídeos, palestras.