Ensino Fundamental Anos Iniciais


Vinícius de Moraes é homenageado no CNSD

A tradicional Oficina de Leitura CNSD aconteceu no final de março nas dependências do colégio.

A leitura é uma preocupação contínua no Colégio Nossa Senhora das Dores, pois é por meio dela que acontece a descoberta de um mundo novo e a conquista de um bem maior – o conhecimento.

O projeto ‘Oficina de Leitura’ visa:

  • Estimular a leitura diversificada;
  • Enriquecer o vocabulário;
  • Oportunizar o acesso a diversos tipos de textos;
  • Debater temas lidos;
  • Integrar conteúdos;
  • Criar momentos prazerosos de leitura na sala de aula e biblioteca;
  • Desenvolver o hábito de leitura;
  • Despertar a imaginação;
  • Buscar conhecimentos através da pesquisa;
  • Desenvolver a disciplina pessoal – concentração;
  • Despertar o prazer de ouvir histórias;
  • Despertar o gosto por contar histórias;
  • Desenvolver a escrita.

Conheça um pouco do que foi trabalhado:

  • 2ºs anos

Os alunos do 2º ano “A” da  Professora Cássia Mara, tiveram como tema “As abelhas”, após a leitura e compreensão da poesia, eles aprenderem a cantar a música. Uma pesquisa também foi feita sobre as abelhas. Durante a oficina, as crianças reescreveram a poesia de Vinícius de Moraes e a nomearam “Abelhando”. A coordenação motora foi contemplada na criação de abelhas com massinhas de modelar.
“Como sempre as oficinas são um trabalhoso amoroso. Preparado com muito carinho. O autor soube colocar muito bem o universo infantil. Pude reunir Literatura com Ciências, através de um trabalho de pesquisa sobre a vida das abelhas”; relatou Cássia.

As crianças do 2º ano “B”, juntamente com a Professora Karla Bomtempo exploraram o poema “O relógio” que faz parte do livro “A arca de Noé” e que foi dedicado aos filhos de Vinícius de Moraes. A partir do texto, os alunos puderam percorrer a história do relógio e compreendê-lo como um instrumento muito importante.
“As crianças perceberam que o relógio é o dono do tempo. Que o tempo não para e quando passa não tem volta. Elas produziram textos bem criativos e ainda viram a trajetória da evolução dos relógios: ampulheta, relógio de sol, relógio d'água, relógio com pêndulo, relógio digital e de pulso”, contou a Professora Karla.

Thaísa Dornelas, Professora do 2º ano “C” apresentou aos alunos a poesia “As borboletas", após a leitura fez referência ao ciclo de vida e curiosidades que as cercam. Como atividade artística, as crianças confeccionaram uma borboleta em material EVA.

 

  • 3ºs anos

“Dois fatores contribuíram para a formação do projeto do 3º ano “A”: No embarque de Noé. O interesse das crianças por animais foi evidenciado logo no início do ano após mostrar o livro “A arca de Noé” na sala de aula”; explicou a Professora Cristiane Barcelos.
A partir do tema, os alunos conheceram mais sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes. E também tiveram a oportunidade de criar seus próprios poemas e os ilustraram com dobraduras.

O 3º ano “B” trabalhou com a música “Aquarela” e biografia do compositor. A Professora Maria Cecília orientou as crianças na construção de um poema a partir da dobradura de um barquinho.

 

  • 4ºs anos

Os alunos do 4º ano “A” leram, interpretaram e declamaram o poema “As borboletas” sob a coordenação da Professora Bianca Claudino. Numa atividade com vários recursos, as crianças pesquisaram sobre o autor Vinícius de Moraes, assistiram clipe musical e confeccionaram um ponteiro de lápis usando como tema, o personagem do poema.


“Homenageamos Vinicius de Moraes analisando a obra “Girassol”, relacionando-a com o conteúdo de História, pois os indígenas utilizavam a planta para a alimentação. Em Ciências, ao conhecer as estruturas das flores, as crianças concluíram que assim como o girassol, todos nós buscamos a luz. A luz que ilumina e traz a felicidade, nada mais é, que Deus em nossas vidas”; relatou a Professora Ana Rita Avelar.
Num clima harmonioso, os alunos do 4º ano “B” criaram um poema sobre a planta e fizeram uma moldura estilizada com colagens de tecido chita e lápis de cor.

 

  • 5ºs anos

Oficinas como estas tornam possível ao aluno estabelecer relação entre a sala de aula e o mundo que o cerca, levando-o a perceber que o que aprende lá é útil para a vida. Na oficina "Pela luz dos olhos teus", os alunos utilizaram a Internet para conhecer biografia e obra de Vinicius de Moraes, passear pelo trabalho da artista portuguesa Alexandra Cunha, especialmente a tela "Na luz de teus olhos" que dialoga com o texto do poeta. Momentos assim, também permitem ao professor mensurar o alcance que tem na vida do aluno aquilo que é realizado em sala de aula”; explicou a Professora Flávia Araújo.

“Trabalhei “A Arca de Noé” de Vinícius de Moraes com os 5ºs anos A e B. "O Gato" e "A Coruja" foram os poemas/músicas lidos e escutados pelos alunos. Eles escreveram acrósticos e adoraram produzir origamis de gato e coruja. Além disso, aprendemos o sentido simbólico/religioso desses dois animais. Foi muito bom!”; contou o Professor Wanderson Ferreira.

A Professora Lizarda de Moraes encantou as crianças com o poema “Pinguim", a leitura feita de forma descontraída originou uma conversa sobre as curiosidades destes animais. Os alunos criaram um poema e finalizaram a atividade produzindo um fantoche.

A Coordenadora Pedagógica Eliana Prata finalizou que: “Neste ano, houve ainda mais envolvimento dos educadores, alunos e familiares. Nossos professores prepararam abordagens diferentes para os poemas do Vinícius de Moraes, sendo possível devido a grande diversidade do autor. O projeto propiciou um resgate da poesia clássica brasileira. E mais, as crianças interagiram por meio das atividades com músicas, danças, declamações, artes plásticas e produções escritas. Elas adoraram!”


Share |