Ensino Fundamental Anos Iniciais


Alunos CNSD visitam o Museu de Arte Decorativa

Os alunos dos 5ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores visitaram no último dia 27, o MADA – Museu de Arte Decorativa. A visita fez parte da comemoração dos “192 anos de Uberaba”.

Os Professores Wanderson Raposa e Lizarda de Moraes acompanharam as crianças à casa que pertenceu ao Sr. José Maria dos Reis em 1916. José Maria nasceu em Uberaba e atuou como redator, colaborador, diretor e fundador de revistas e jornais. Além de participar ativamente da política regional. Casou-se com Dona Artemira de Souza Reis em 1900, com quem teve 15 filhos, entre eles, Reis Júnior – pintor, desenhista, historiador e professor de arte. Na casa da extinta Vila dos Eucaliptos, Reis Júnior pintou uma releitura da “Última Ceia”, obra aclamada de Leonardo Da Vinci.

As crianças do CNSD foram recebidas pelo Coordenador Cultural – Paulo Miranda e por Rosalina Cardoso – Assistente Cultural do MADA. Separados em duas turmas, os alunos percorreram todo o museu, conhecendo detalhes e curiosidades. Guiados por Rosalina e Paulo, a história da casa, da família e informações sobre peças e obras foram o grande destaque do passeio.

“Achei muito diferente: pinturas e móveis. Mas gostei de tudo”; contou a aluna Laura Caroline F. Monteiro do 5º ano “A”.

Saber sobre a história da família que morou na chácara foi muito importante e interessante”, relatou Lívia Hordonis do 5º ano “B”.

“Eu achei tudo interessante porque ainda não conhecia o museu. Aprendi sobre a família que morou na casa e um pouco sobre decoração”, descreveu Mariana A. Bojikiana – aluna do 5º ano “A”.

Os agentes culturais do Museu de Arte Decorativa, ao final, convidaram todos para a nova exposição “Objetos de Barros” de artistas de todo o país e que serão exibidos até o dia 30 de abril.

 

Leia no Blog CNSD, os relatos dos alunos após o passeio cultural.
 


Share |