Ensino Fundamental Anos Iniciais


Reunião de Pais tem apresentação musical

Neste ano, as reuniões com os pais dos alunos do Ensino Fundamental 1 do Colégio Nossa Senhora das Dores tiveram uma atração a mais.

Ao final de cada reunião, a Professora Juliana Queiroz e seus alunos fizeram uma breve apresentação de marchinhas de carnaval com instrumentos provenientes de materiais reciclados:

  • 2ºs anos: os alunos cantaram a marchinha “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga, sendo o instrumento, um chocalho [garrafa pet e arroz ou feijão dentro].
  • 3ºs anos: os alunos cantaram “Cidade maravilhosa” de André Filho. O instrumento foi um tamborim [latinha de extrato e palito de picolé].
  • 4ºs anos: os alunos cantaram “Acorda Marica bonita” de Antonio dos Santos. O instrumento, um tambor [vasilha de plástico com tampa e cabo de vassoura].

A marchinha é um gênero musical popular que foi predominante no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos 60, sendo substituída posteriormente pelo samba enredo. Com esta visão cultural, o projeto teve como objetivo principal resgatar as marchinhas carnavalescas, tornando-as presentes na vida atual e tecnológica das crianças.

"É importante mostrar aos nossos alunos como nosso carnaval começou, trabalhar a letra, conhecer um pouquinho do compositor e sentir o ritmo através de instrumentos confeccionados por eles mesmos. É uma forma de homenagearmos os compositores que fizeram tanto pela música popular brasileira"; finalizou a Professora de Música Juliana Queiroz.
 


Share |