Ensino Fundamental Anos Iniciais


Brincadeiras recreativas auxiliam na vivência de conteúdo

No mês de maio, os alunos do 1º ano “D” do Ensino Fundamental Anos Inicias do Colégio Nossa Senhora das Dores desenvolveram as brincadeiras “Kebeto” e “pega-pega cooperativo” em ambiente externo.

As brincadeiras foram sugeridas pelos livros de História e Geografia da Coleção Bernoulli e as crianças aproveitaram ao máximo. A brincadeira “Kebeto” é de origem africana e se assemelha ao corre-cutia brasileira, o que permitiu, aos alunos, uma identificação com a atividade e entendimento do contexto de diversidade. Já o “pega-pega cooperativo” é, basicamente, o “pega-pega” já conhecido com uma novidade: à medida que forem pegas, as crianças devem dar a mão ao pegador, formando uma corrente para pegarem os demais colegas.

O objetivo da atividade foi o de desenvolver a coordenação motora, percepção, raciocínio lógico, noção espacial e cooperação. Ao saírem da sala e terem contato direto com o conteúdo, os alunos relatam uma ótima experiência e a Professora Edneide Andrade afirma: “Foi um aprendizado concreto e mais divertido”.

03/06/2019 [M.E./P.E.A.]

 


Share |