Ensino Fundamental Anos Iniciais


Prática de multidisciplinaridade leva alunos CNSD ao Museu da Capela

Nos dias 22 e 23 de maio, os alunos dos 1º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de uma visita guiada ao Museu da Capela CNSD. A responsável pelo Museu - Débora Ribeiro, juntamente com as professoras Débora Moreira, Ana Paula Freire, Euripa Alcântara, Andréa Tavares e Edneide Andrade conduziram os alunos durante todo o passeio.

A aula prática expôs as crianças ao contato com a história do CNSD: “Exploramos os ambientes onde encontramos diversos objetos, fotos e exposições de fontes históricas“ explica a Professora Débora Moreira. A atividade também possibilitou a análise das características dos seres vivos, das noções de biodiversidade, extinção e suas causas, adaptação ao ambiente, modificação ambiental pelas ações dos seres animados e diversos outros conceitos biossociais. A visita foi realizada no modelo tour e teve como principal habilidade desenvolvida a relação de preservação, que deve ser estabelecida entre os seres vivos e o ambiente ocupado pelo mesmo.

Além disso, o passeio trouxe diversas outras contribuições aos alunos, como a compreensão da formação dos ambientes e reconhecimento da adaptação ao meio e sua modificação, tudo isso na extensão visual da observação.  O estudo diacrônico da história do CNSD possibilitou, além do conhecimento a cerca da fundadora do Colégio, Madre Maria José, a concretização dos conceitos de história evolutiva e modificações de seres não vivos, permitindo conhecer novos componentes da natureza.

A ideia para a realização desse passeio teve como origem o intuito de aprofundar os conteúdos das aulas de Ciências, Geografia e História, que discutiram muitas dessas concepções. O capítulo 4 do livro de Ciências da Coleção Bernoulli, intitulado “Os ambientes e seus componentes” foi o principal responsável por apresentar, na teoria, esses conceitos que, posteriormente, foram apresentados, na prática, para os alunos.

A experiência foi imensamente enriquecedora e as crianças ficaram encantadas com todas as descobertas e ilustrações da aula. A aluna Eduarda Anunziato Costa, do 1º ano “E” relatou: “Foi interessante porque tinha muita coisa que a gente não conhecia.” e o aluno Bernardo Borges Ferreira Bichuette, mesma turma, completou: “Eu achei inspirador”.

Somando disciplinas acadêmicas e história cultural do colégio, o passeio proporcionou um momento de grande aprendizado e foi uma excelente oportunidade de fixar o conteúdo trabalhado com os alunos em sala de aula. O Colégio Nossa Senhora das Dores se dedica à proposição e execução de novas atividades, a fim de não limitar o conhecimento às salas, mas sim propagá-lo.

3005/2019 [M.E./P.D.R. - P.E.A - P.A.P.F.]

 


Share |