Ensino Fundamental Anos Iniciais


"E agora, Chapeuzinho?": uma nova história produzida por alunos CNSD

As turmas dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, do Colégio Nossa Senhora das Dores, realizaram, nas aulas de Literatura, uma Oficina de Texto: prática que possibilita que cada um, na sua individualidade, possa criar suas próprias histórias.

A Oficina de Texto faz parte de um projeto do Educacional, plataforma digital que utiliza recursos audiovisuais para apresentar, de maneira lúdica, diferentes objetos de estudo.

Utilizando a atividade “E agora, Chapeuzinho?”, ilustrada pela artista plástica iraniana, Fereshteh Najafi, com roteiro de Daniel Cabral, as crianças puderam dar um novo rumo à história clássica de Chapeuzinho Vermelho, que se encontra com outras histórias universais.

A caminho da casa da vovó, Chapeuzinho encontra outros personagens, também conhecidos, que participarão da narrativa, como o Coelho Branco, de Alice no País das Maravilhas, Aladim, Frankenstein, os Três Porquinhos, a Branca de Neve, os Sete Anões e João, de João e o Pé de Feijão. Com isso, os estudantes puderam escolher o percurso que a protagonista passará para chegar à casa de sua avó, na companhia de algum dos ilustres personagens acima.

Segundo a Professora de Literatura, Nilva Félix: “Tivemos uma aula na lousa digital, em que foi mostrado as etapas que eles deveriam escolher e seguir. Em seguida, tivemos uma roda de conversa, no gramado do Colégio, sobre as diversas intertextualidades e sobre releituras dos contos de fadas.”.

06/05/2019 [M.F./P.N.F.]


Share |