Ensino Fundamental Anos Iniciais


Alunos prestigiam escritor em visita ao CNSD

No sábado (6), o Colégio Nossa Senhora das Dores recebeu o autor Dommingos Antunes Guimarães para um bate-papo interativo. Pela manhã, as crianças tiveram a oportunidade de conversar com o próprio criador da obra trabalhada, Liporema Meropil: A floresta de alfabeto e o sumiço das vogais.

Durante a semana, os alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram da Oficina de Leitura com esse livro. O projeto, realizado anualmente por esse segmento, visa realizar a leitura de obras destinadas a essa faixa etária, com os alunos, e convidar o escritor para uma roda de conversa. 

Para os 1ºs anos, o conhecimento do alfabeto é imprescindível para o desenvolvimento da leitura. Com esse objetivo, as turmas se envolveram em atividades lúdicas e prazerosas com o livro de Ruth Rocha, Palavras Muitas Palavras, que ajudavam no aprimoramento da coordenação motora e na noção de espaço e estética, em interface com diferentes disciplinas.

Os 2ºs anos objetivaram, com o projeto, o estímulo à prática de leitura, sendo seguido pela confecção de trabalhos artísticos. Cada turma estudou sobre um animal diferente, como ema, arara, iguana e onça, e depois os criaram, com materiais recicláveis. Para receber Dommingos, eles escreveram poemas e músicas para prestigiá-lo.

O propósito da atividade, com as turmas dos 3ºs anos, além do incentivo à leitura, foi também a elaboração de um trabalho sobre interpretação de texto. Além disso, eles precisaram refletir sobre o amor em acróstico. Como agradecimento pela presenta do autor, cada criança escreveu-lhe uma carta para entregar ao final da culminância.

Dommingos comenta, ainda, sobre o evento: “Estar no CNSD em um evento deste nível é muito importante. É um trabalho a ser valorizado, de incentivar a leitura, estimular os alunos a formar grupos de leituras. É extremamente gratificante ver uma obra minha dentro deste projeto.”.

09/04/2019 [M.F./C.E.P.]


Share |