Ensino Fundamental Anos Iniciais


Laboratório de Zoologia recebem crianças dos 2ºs anos do CNSD

Nos dias 13 e 14 de março, os alunos dos 2ºs anos Ensino Fundamental Anos Iniciais, do Colégio Nossa Senhora das Dores, juntamente com suas professoras, visitaram o Museu Entomológico e Laboratório de Zoologia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM.

O Professor e Coordenador Robson Thomaz Thuler, do IFTM, juntamente com dois auxiliares de laboratório, guiaram as turmas pelos museus e proporcionaram aulas experimentais fantásticas, onde enfatizaram a importância dos animais no planeta, as várias formas de comunidades de insetos e suas respectivas funções no equilíbrio ambiental terrestre. Os alunos puderam observar libélulas, mariposas, formigas, borboletas, abelhas, cupins, barata d’água, mosquitos e aranhas. Tiveram a oportunidade de manusear uma pequena lagarta e observar algumas em estágio de pupa. No museu de Zoologia, eles se encantaram com animais marinhos como polvo, lulas, estrelas do mar, ouriços, água-viva, corais, siris, caranguejos, tartaruga marinha, e alguns terrestres como, cobras, gambás, sapos e jabutis.

Ambientes como esses, têm um papel fundamental na formação significativa de conceitos científicos, pois, assim, elas são estimuladas a pensar, a construir seus próprios conhecimentos e se reconhecem como sujeitos históricos integrantes. Os espaços não formais de educação, lugares diferentes da escola onde é possível desenvolver atividades educativas, aliados à teoria e discussões feitas em sala de aula, despertam enorme interesse fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem se torne eficaz e produtivo.

Segundo a Professora Marcella Santos: “Fica evidente a eficiência da interação entre a teoria e a prática na construção de conhecimento crítico, ativo e eficaz, onde as crianças conseguem interagir com o objeto de estudo e são estimuladas a pensar e a manifestar suas convicções e saberes prévios, acerca do assunto, o que colabora eficazmente para seu processo de aprendizagem”.

19/03/2019 [M.F./P.M.S.]


Share |