Ensino Fundamental Anos Iniciais


“Caixa de Memórias”: crianças narram suas histórias de vida

Na última semana, estudantes dos 1ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, realizaram uma Feira de História e Geografia, no Colégio Nossa Senhora das Dores. Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, os alunos conheceram um pouco mais sobre ações significativas e, na última sexta-feira (22), houve a culminância do projeto nas salas de aula.

Segundo a Professora Euripa Alcântara, do 1º ano “E”: “Procuramos desenvolver estudos de eventos e relatos que agregassem à vida de nossas crianças, como a troca de experiência com familiares. Buscamos na memória afetiva do grupo e de seus parentes a relação entre memória e história, além de reforçarmos atitudes e valores, como respeito às diferenças, amizade e compreensão.”.

Durante a atividade, vivências específicas foram propostas a fim de desenvolver a capacidade de observação, de discussão, de registro de mudanças e permanências, e de semelhanças e diferenças, que se relacionavam com seus próprios tempos históricos.

A Professora Euripa Alcântara completa que, essa atividade “contribui para melhorar a escuta do outro, seja um colega, colaborador ou visitante. Com isso, construímos um conceito de memória e percebemos a historicidade de que somos todos portadores.”. 

25/02/2019 [M.F./P.E.A.]

 


Share |