Ensino Fundamental Anos Iniciais


Adaptação de obra de Antoine de Saint-Exupéry é aclamada no CNSD

O Centro de Convenções CNSD vibrou no último dia 7 de dezembro com a culminância de um trabalho desenvolvido ao longo de 2018 nas aulas de Ensino Religioso dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores: a adaptação teatral do livro O pequeno príncipe.

A obra de Antoine de Saint-Exupéry foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial e publicada primeiramente em 1943, contando a história de um menino desencantado com a incapacidade dos adultos de sonhar e que sofre um acidente de avião sobre o Deserto do Saara, no Norte da África. Ao cair, perdido, andando sem rumo, encontra um pequeno príncipe que reina em um cometa.

Após feitas as leituras e as discussões sobre o livro, os alunos começaram a construir uma adaptação dramática do texto “O pequeno príncipe”, que seria apresentada ao final do ano para a comunidade dominicana. Para isso, as crianças passaram por uma audição teatral para definirem os melhores papéis a cada uma delas. A seleção contou com o apoio do Ator Milo Sabino e do Professor de Dança e Coreógrafo Carlos Fernandes.

Após diversos ensaios no segundo semestre desse ano, os atores mirins foram a palco no início da noite do dia 7, demonstrando um show de talento para o teatro e para as artes cênicas no geral. A diversidade e a maestria dos nossos artistas foi que fez a peça ser tão aguardada pelos alunos, pais e todos os colaboradores do CNSD. A apresentação contou com a presença da Diretora Executiva Marta Queiroz, da Coordenadora Pedagógica dos Ensinos Fundamentais Cássia Mara Ferreira Vicente.

A sonoplastia e o acompanhamento musical também foram de responsabilidade dos estudantes, que tocaram flauta doce barroca, violino, bateria e sinos, além da aluna Kamila Oliveira Camilo, da 1ª série do Ensino Médio, em acompanhamento com teclado.

Nas palavras da Professora Maria Lígia Del Nery: “Esse projeto acontece ao final do Ensino Fundamental Anos Iniciais para lembrar as crianças de que elas não devem deixar a leveza, a pureza, a vontade de aprender para trás por estarem entrando na adolescência e para lembrá-las de que nem todos os dias são como gostaríamos que fossem, mas, que no final, o importante é o reencontro consigo, com sua essência própria, com sua alegria. Para além, é importante que as crianças entendam a eternidade dos valores familiares e dominicanos. O livro é um clássico lido por gerações por apresentar os dramas humanos de maneira leve e muito amorosa. O pequeno príncipe é um garoto que gosta de aprender e de conhecer novos lugares, que sabe fazer perguntas, que mostra como é importante olhar o outro com mais respeito e que nos ensina que em todas as situações da vida temos algo a aprender”.

Ao final do espetáculo, a Professora Maria Lígia, que idealizou e orientou as crianças para a produção da peça, planejou os ensaios e a execução e cuidou de cada detalhe para que o sucesso do trabalho fosse alcançado, agradeceu todos os presentes e entregou uma homenagem em reconhecimento ao apoio prestado para o desenvolvimento dos trabalhos à Diretora Marta, à Coordenadora Cássia, à Professora de Língua Portuguesa e Redação – Nilva Félix, à Professora de Matemática – Viviane Pereira, à Professora de História – Glauce Maria Resende Dutra Contarin, à Assistente de Coordenação Giselle Rodrigues e aos pais da aluna Maria Eduarda Félix Vieira, do 5º ano “B”, em representação a todos os responsáveis das turmas de 5ºs anos.

14/12/2018 [V.H./P.M.L.]


Share |