Ensino Fundamental Anos Iniciais


Desenvolvendo processos que auxiliam na aprendizagem

Durante as aulas, os alunos do 3º ano “A” do Ensino Fundamental Anos Iniciais, têm o compromisso de acompanhar as explicações e anotar em post-its; pequenos resumos, dicas ou conteúdos extras que favorecem a sua aprendizagem e facilitam o estudo diário.

“Essas anotações colaboram com a retenção de informação na memória”; explica  a Professora Angélica Carvalho que completa: “Há um estudo publicado no jornal Psychological Science, por dois cientistas Pam Mueller, de Priceton, e Daniel Oppenheimer, da Universidade da Califórnia, onde registram a descoberta sobre a escrita à mão ser mais eficiente para a memorização”.

A Educadora também pesquisou sobre Renato Alves, recordista brasileiro de memorização e autor do livro “Faça Seu Cérebro Trabalhar por Você” (Editora Gente), que concorda com esse estudo e diz "quando escrevemos, ativamos a memória sensorial e motora que registra os momentos feitos pelas mãos". Em seu outro livro “Não Pergunte Se Ele Estudou” (Humano Editora), ele também explica que "assistir uma aula prestando atenção e, em seguida, pegar uma folha de papel e fazer anotações traz ainda mais resultados". 

“Viram só?!? Não é à toa que os alunos do 3º ano “A” estão cada vez mais sábios e amadurecidos. Desde a infância, o hábito do estudo e registro vão fazê-los trilhar um caminho de conquistas e muitas alegrias”; finaliza Angélica.

27/08/2018 [P.A.C.]


Share |