Ensino Fundamental Anos Iniciais


Alunos CNSD visitam Arquivo Público de Uberaba

Os alunos das turmas de 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores estiveram no Arquivo Público de Uberaba, onde assistiram a uma palestra bastante ilustrada sobre a História da Cidade.

O objetivo da aula-passeio, além de marcar o aniversário de Uberaba, foi enriquecer as aulas de História e Geografia, nas quais as crianças estão estudando sobre o espaço dos bairros e suas modificações ao longo do tempo. E o trajeto até o Arquivo Público ainda possibilitou a localização de espaços que foram referidos no decorrer dos estudos.

Durante a visita, as turmas puderam visualizar imagens e documentos que exemplificaram situações já mencionadas em sala de aula e participaram de um bate-papo com a historiadora Luzia, que apresentou fatos históricos de forma lúdica, trazendo para a realidade dos educandos.

“Esta contextualização dos conteúdos é fundamental à compreensão, uma vez que as crianças nesta idade ainda encontram-se no estágio das operações concretas, ou seja, elas necessitam do referencial da experiência para construir seu entendimento lógico da realidade. Caso contrário, são apenas informações memorizadas sem a garantia de um conhecimento construído”; explica a Professora Kátia Cristina.

02/04/2018 [P.K.C.]


Share |