Ensino Fundamental Anos Iniciais


Cientistas mirins em ação

A mãe do aluno Yuri Braga Ferreira do 1º ano “D” do Colégio Nossa Senhora das Dores – Polianna Braga Ferreira – foi convidada para demonstrar o manuseio da balança d’água como recurso de instrumento de medida, ampliando o conceito das unidades dos instrumentos de medição.

A partir da confecção das balanças com garrafas pet, os alunos tiveram a oportunidade de compreender melhor como se processa uma dada medição, ou seja, eles perceberam a necessidade de escolher a unidade “certa” para compará-la com o objeto que está sendo medido. "A experiência ainda permitiu que as crianças realizassem estimativas de resultados"; conta a Professora Euripa Alcântara.

A balança d’água tem por princípio a relação diretamente proporcional entre e o peso e o deslocamento de água. O volume do objeto não interfere nesta relação, pois, ao ser aferido não ficará submerso durante o procedimento. É pela variação de deslocamento do êmbolo da balança d’água que é descoberto o peso de cada material.

“Com a vivência da fabricação da balança e o levantamento de hipóteses, acredito que os alunos aprenderam intuitivamente os princípios físicos e matemáticos envolvidos”; explica a mãe Polianna.

28/12/2017 [P.E.A.]


Share |