Ensino Fundamental Anos Iniciais


Atividade física cooperativa no CNSD

Durante a aula de Educação Física dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores, os alunos vivenciaram uma experiência com seu corpo aprendendo sobre como o coração reage em diferentes situações de esforço e quais benefícios podem causar na saúde e longevidade. Aliado a esse conhecimento, as crianças experimentaram na prática uma atividade chamada "travessia", onde em pequenos grupos, puderam de diferentes formas se deslocarem de um ponto até o outro, simulando a construção de uma ponte, havendo ali um "engenheiro e viajante", cada um com papéis definidos.

A atividade teve como objetivo o conhecimento sobre a percepção de esforço existente por meio do coração e corpo, juntamente com a aprendizagem multidisciplinar, onde tiveram a oportunidade de reforçar o entendimento sobre responsabilidade, trabalho em equipe, empatia. A experiência foi acompanhada de uma série de desafios por meio do conhecer e explorar o próprio corpo.

Ao término da atividade, reunidos para uma dinâmica, alunos e o Educador Físico Thiago Meira abordaram o conhecimento e a importância da cooperação e cuidados com a saúde. Além da aprendizagem, o comprometimento e alegria das crianças em superarem desafios tornaram a experiência mais motivadora. Entender que a atividade física apresenta diversas possibilidades e que por meio delas é possível manter uma boa saúde, bem estar e felicidade é fundamental no processo de motivação. Gostar do que faz é tão importante quanto entender o que acontece com o corpo para assim ter os cuidados necessários durante toda a vida.

"A prática de atividade física é sem dúvida uma das melhores e mais prazerosas maneiras de aprender conteúdos, valores e conceitos que nos acompanharão durante toda a vida. Crianças que se movimentam regularmente de forma prazerosa são mais felizes, gastam mais energia e apresentam uma série de benefícios em questões motoras, psicológicas, emocionais e comportamentais. Que tal um desafio para brincar com as crianças, se divertindo, se aproximando e estimulando a gostar da saúde e do movimento definitivamente? Bom movimento e saúde a todos!"; finaliza o Professor Thiago Meira.

06/09/2017 [P.T.M.]


Share |