Ensino Fundamental Anos Iniciais


Oficina de Leitura CNSD recebe a escritora Fernanda Zechinatto

A leitura é imprescindível para a ampliação de conhecimentos. Desperta o prazer, desenvolve o lúdico e o imaginário, enriquece o vocabulário, desenvolve a concentração, a paciência e o raciocínio. A descoberta de um novo mundo através da leitura faz com que o leitor busque novas leituras em ação contínua o que justificou este projeto desenvolvido em forma de oficinas no início do mês.

Este ano, as obras da autora Fernanda Zechinatto foram escolhidas para a realização da Oficina de Leitura dos alunos dos 1ºs aos 3ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores que contou com a presença da escritora. Mineira de Uberaba, Fernanda que possui formação em Psicologia mudou para Itanhaém em março de 2013 para realizar o sonho de uma criança idealista que não queria esperar a aposentadoria para morar perto do mar. Em 2014, iniciou a jornada para publicar a Coleção Tudo Muda de Lugar que aborda a impermanência da vida e das coisas. Atualmente escreve dois livros infantis: “Onde Foi Parar?” e “Celeste e a Viagem das Botas Azuis”; e um de crônicas sobre mulheres comuns inspiradoras - "Tulipas”.

Acompanhe abaixo algumas atividades que foram desenvolvidas:

  • O 1º ano “C” trabalhou com o livro “Bululuca de mudança” e fizeram uma tela durante a semana que antecedeu a oficina. No dia, as crianças trabalharam com o livro “O rio e o mar” com o objetivo de despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando à socialização do educando e o reconhecimento das ações do uso consciente da água. Ao final, fizeram um peixe articulado.
  • O 1º Ano “D” culminou a leitura do livro “Bululuca de Mudança” aliada à arte. Utilizando a técnica da pintura com esponja, a turma criou a sua borboleta recebendo uma dose de criatividade com materiais diversos finalizando a obra. Complementando a leitura do livro "O Rio e o Mar", a turma ficou conhecendo um pouco sobre alguns peixes de água doce comuns, como o lambari, a tilápia, o pacu, o tucunaré e a piranha. Após o estudo, confeccionaram um aquário com imagens dos respectivos peixes. “O interessante foi vê-los incentivados para a leitura, bem como a motivação para ampliar o conhecimento com outras pesquisas. A alegria e o entusiasmo para o desenvolvimento do projeto comprovou que ler deve ser um exercício diário e, se bem orientado a certeza de que bons escritores e leitores surgirão diante das oportunidades”; falou a Professora Euripa Alcântara.
  • Com o livro “Bululuca de mudança”, as crianças do 2º ano “A” foram incentivadas à leitura com momentos de criação e arte. Proporcionando ainda, o conhecimento da vida e obra da autora Fernanda Zechinatto.
  • O 2º ano “B” trabalhou com os livros “Bululuca de mudança” e “Aquino, o sapo menino”. Antes da oficina, as crianças criaram sapos usando materiais diversos, como papel colorido, lã, EVA, tecido, cola, sucata, botões, etc. Depois fizeram uma nova capa para o livro. Já no dia da oficina, foi trabalhado o livro “Bululuca de mudança” com quadrinhas sobre a borboleta. “O encontro com a autora foi mágico! A autora foi muito atenciosa e conversou com as crianças com uma linguagem bem apropriada, ficaram encantadas!”; contou a Professora Karla Bomtempo.

Clique aqui e assista ao vídeo da entrevista com a escritora Fernanda Zechinatto

Veja também na TV CNSD: homenagem da Professora Angélica Carvalho para Fernanda. 

24/04/2017 [/Projetos - P.E.A. - P.K.B - P.E.A]


Share |