Ensino Fundamental Anos Iniciais


Poesia é destaque na Oficina de Leitura

A Oficina de Leitura para os alunos dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora das Dores é uma atividade que acontece com diversos tipos de poesias, leituras, atividades e declamações, acrescida com momentos de trocas, debates e apresentações. O projeto teve sua culminância no dia 25 de março – numa manhã de sábado. Com o objetivo de estimular a leitura de poesias diversificadas; enriquecer o vocabulário; integrar conteúdos; despertar a imaginação; despertar o gosto por declamar poesias e desenvolver a escrita.

Os alunos do 4º ano “A” conheceram as biografias de dois poetas muito conhecidos: Cecília Meireles e Vinícius de Moraes e fizeram a leitura dos poemas “A Bailarina” e “A Casa”. As Professoras Juliana Queiroz e Vanessa Mateus convidaram os alunos a percorrem o espaço CNSD para uma observação da natureza e das arquiteturas históricas presentes ali no dia a dia deles e que são vistas de uma maneira natural por todos. E finalmente, em sala de aula, a turma criou poema, baseando-se nos poemas lidos anteriormente e nas observações feitas durante nosso passeio.

No 4º ano “B”, os alunos construíram suas poesias com temas associados ao conteúdo de Matemática estudado até o momento, as Educadoras Giselle e Lidiane acompanharam e auxiliaram no desenvolvimento. Logo após, as crianças declamaram seus poemas e finalizaram a atividade construindo um jogo de memória poético.

As Professoras Ana Rita e Marina desenvolveram atividades com os alunos do 4º ano “C” baseadas nas bonecas Abyomi (boneca negra) que é símbolo de resistência. A história conta que as mães africanas durante as viagens entre África e Brasil, rasgavam suas próprias saias para criar pequenas bonecas feitas de tranças ou nós e que serviriam de amuletos. “Cada criança criou um poema sobre a história e confeccionou a sua boneca. Foi um momento de muita criatividade a alegria”; conta a Educadora Ana Rita Avelar. 

Os alunos do 5º ano “B” com a supervisão das Professoras Vânia e Viviane desenvolveram individualmente um livro com dobraduras baseado no poema “O leilão de jardim” da escritora Cecília Meireles.

As Professoras Maria Lígia e Nilva Félix a partir dos poemas de Cecília Meireles, Ruth Rocha, Elias José e Vinicius de Moraes promoveram um sarau com os alunos do 5º ano “C”.

06/04/2017 [Projetos / P.A.R.]


Share |