Ensino Fundamental Anos Iniciais


"Livros Sagrados" são abordados em sala de aula

Os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores foram convidados em sala a refletir e debater sobre as consequências quando as pessoas aceitam as palavras de Deus, independente da religião escolhida para praticar.

A reflexão partiu do tema 3 “Os Caminhos da FÉ” do livro Saber Viver, que tinha como objetivos: conhecer as diversas expressões de fé e refletir sobre ela, e, identificar os principais símbolos e livros sagrados do Cristianismo, do Judaísmo, do Islamismo, do Hinduísmo e do Budismo.

“A partir daí, os alunos durante todo 3º bimestre escreveram os seus próprios “Livros Sagrados”. Alguns links foram passados para as crianças para que conhecessem um pouco mais sobre os livros sagrados estudados e pudessem se inspirar. Durante toda a atividade foi possível perceber um crescimento interior e uma maior compreensão das diferenças religiosas por parte dos alunos”; comenta a Professora Maria Lígia Del Nery.

Os livros sagrados são grandes livros de história que conseguem inspirar e transformar as pessoas. E isso fez com que os alunos refletissem sobre: “Como esses livros conseguem durar tanto tempo?”; “Por que outros não foram escritos?”; “Os homens ainda não aprenderam a praticar o que esses livros ensinam. Então, é preciso ficar repetindo até que todos consigam realmente respeitar as diferenças, praticar a caridade, cuidar da natureza”; entre outras questões.

No último dia 24, as turmas dos 5ºs anos tiveram a oportunidade e alegria de receberem e apresentarem os livros produzidos à Priora Geral - Irmã Cleonice que falou aos alunos: "Vocês crianças estão de parabéns. Os livros foram escritos de forma espontânea e com muita profundidade. Deus está dentro de cada um de vocês, é preciso silenciar para encontrá-lo. Compartilhem e vivam o que escreveram com suas famílias." 

31/10/2016 [P.M.L.]


Share |