Ensino Fundamental Anos Iniciais


Movimento consciente para vida longa

Exercitar o corpo é hoje a estratégia mais espetacular para o tratamento e/ou prevenção de doenças. Através dele, questões relacionadas a saúde emocional, como a depressão, são também evitadas e/ou diminuídas, devido a alterações hormonais que proporcionam uma sensação de bem estar físico e mental.

Os alunos do Ensino Fundamental 1 Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora das Dores neste mês estão conhecendo sobre o perfil de personalidades e sua relação com o exercício físico e relacionamento interpessoal.

“O objetivo principal é proporcionar às crianças o conhecimento dos diferentes tipos de personalidade, onde os mesmos assimilam suas características para saber como lidar com as pessoas de uma maneira cada vez mais humana”; explica o Educador Físico – Thiago Meira. A partir do conhecimento dessas características, os alunos foram estimulados a dinamizar sobre as maiores afinidades que cada perfil apresenta para a prática de exercícios, proporcionando saberes que os motivarão a ter um maior conhecimento para a prática e o respeito a questões interpessoais.

Aliado ao conteúdo da Educação Física, que é fundamental para tornar as pessoas ativas, utilizou-se trabalhos interdisciplinares, onde os alunos desenvolvem habilidades fundamentais e de forma prazerosa para o conhecimento de todos os outros conteúdos, favorecendo com que sejam cada vez mais desenvolvidos e autônomos por meio dos saberes que adquirem.

A comunicação realizada com os alunos por meio das aulas é feita de maneira adaptada para a característica das crianças, tornando as aulas dinâmicas e divertidas para que conheçam conteúdos relevantes para suas vidas.

"O crescimento se dá por meio do conhecimento e na Educação Física Escolar: jogar, brincar e se exercitar (prática) é importante, desde que aprenda o porquê fazer isso (teoria), para assim entender conteúdos, como por exemplo, que o mínimo a ser regular durante a semana é de 30 minutos por dia de atividade física para o auxílio no desenvolvimento biopsicossocial e crescimento saudável (na infância) e para manutenção do peso ideal e qualidade de vida (na vida adulta), proporcionando uma vida de mais qualidade e longevidade. Exercitar vai muito além de jogar, correr, saltar... vai do "conhecer o que fazer, quando fazer, de que maneira fazer, por que fazer", para evitar que mais pessoas façam parte do número de indivíduos sedentários e que pagam o preço por isso em suas vidas. Quanto vale a saúde e qualidade de vida de seu filho(a)? E a sua?”; finaliza Thiago Meira, Profissional de Educação Física no CNSD, Personal Trainer, Coach de desenvolvimento comportamental e condicionamento físico para longevidade. Membro e Mastermind da World Top Trainers - USA (maior programa de capacitação mundial para profissionais de Educação Física).

20/09/2016 [P.T.M.]
 


Share |